Sobe para 113 número de assinaturas para pedido de impeachment de Lula

PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA | Subiu para 113 o número de deputados federais que assinaram pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por crime de responsabilidade, devido a suas declarações recentes em que compara os ataques do governo israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. Até esta segunda-feira (19), 97 parlamentares haviam se manifestado favoráveis à ideia. (Confira a lista completa no final desta reportagem)

O documento é da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que começou a recolher assinaturas para viabilizar a apresentação do pedido de impeachment, no domingo (18), horas depois das falas de Lula em uma entrevista coletiva realizada durante uma agenda oficial na Etiópia.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou na ocasião.

A alegação dos deputados que fazem oposição ao presidente é de que Lula teria cometido crime de responsabilidade com base no artigo 5º da Lei 1079/1950, que diz que são crimes de responsabilidade contra a existência política da União quem “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Para que seja aceito, oficialmente, um pedido de impeachment precisa ser aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que não tem prazo para fazê-lo. O parlamentar não se manifestou sobre o assunto, até o momento.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias