Situação dos rios é preocupante e Copasa faz apelo para que população de Lavras economize água

represa_furnas_seca01

Em nota à imprensa divulgada nesta quinta-feira (22), a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais(COPASA), pede a colaboração da população para que economizem água, segundo a empresa “o período de forte calor e poucas chuvas vem reduzindo os níveis dos ribeirões Água Limpa e Ribeirão Santa Cruz, que juntamente com o Rio Grande, abastecem Lavras, podendo provocar intermitências no abastecimento de água de alguns bairros da cidade.”

Segundo a Copasa, ainda não há risco de haver novamente um sistema de “racionamento” de água em Lavras, mas como o nível dos rios continua baixo devido a estiagem de chuva, a possibilidade não está descartada. O calor típico desta época, aumenta o consumo de água e o abastecimento em alguns bairros pode sofrer interrupções no decorrer do dia.

A orientação é para que a população pratique o “Consumo consciente”, evitando desperdícios. “Atitudes simples como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou ao lavar a louça; tomar banhos rápidos, suficientes para a higiene corporal; molhar plantas com regador; e, não lavar o passeio com água tratada fazem toda diferença. ”

A falta de chuva tem preocupado autoridades em todo país e a possibilidade de racionamentos de água e luz é grande. Segundo uma matéria publicada hoje (22) pelo jornal ” O Tempo”, “a água armazenada em todos os reservatórios do país hoje é suficiente para gerar energia e abastecer o Brasil só por um mês”.

Em Lavras, de acordo com dados da estação meteorológica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante todo mês de Janeiro de 2014 choveu cerca de 219,7 mm, enquanto que até essa terça-feira, dia 20 de Janeiro de 2015, foram registrados apenas 4,3 mm, em apenas dois dias de pequenas pancadas de chuva. Apesar de muitos raios e trovões na noite de ontem (21), em Lavras, houve apenas pequenas pancadas de chuva em algumas partes da cidade.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias