Semana Mundial da Amamentação será comemorada em Lavras com programação especial

30/07/2015

 

 

 

“Amamentação e Trabalho – Vamos Fazer Funcionar!” Este é o tema da Semana Mundial da Amamentação 2015 (SMAM 2015), que também será comemorado em Lavras pela Secretaria de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano Elza Murad Avayou e Centro Viva Vida. O foco da campanha deste ano é luta pelos direitos das mães trabalhadoras de amamentarem e o incentivo à criação de locais de trabalho “amigos” das mães que amamentam.

Em Lavras a programação será realizada de 01 à 10 de agosto, de acordo com o cronograma abaixo:

01/08 à 10/08

Fixação de uma faixa na praça Dr Augusto Silva, referente ao tema da SMSM 2015 – “Amamentar e Trabalhar – podemos conseguir!”

01/08 à a 10/08

Exposição de banners no Centro Viva Vida e no Banco de Leite, sobre o trabalho realizado pelo Banco de Leite

02/08 (Domingo)

8h às 12h

Praça Dr. Augusto Silva

Exposição de banners do trabalho realizado pelo Banco de Leite

03/08 (Segunda-feira)

9h

Centro Viva Vida

Palestra para gestantes sobre dicas para a amamentação

04/08 (Terça-feira)

13h

Centro Viva Vida

Palestra para gestantes com os estudantes de nutrição e fisioterapia sobre alimentação durante a gestação e posições corretas para amamentar

06/08 (Quinta-feira)

14h30

E.M. Doutora Dâmina

Palestra com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e enfermeiro para mulheres que amamentam e gestantes de toda a comunidade, com distribuição de fraldas e brindes adquiridos por meio do Rotary Clube

07/08 (Sexta-feira)

8h

Centro Viva Vida

Encerramento das atividades, com orientações para as gestantes e mães que amamentam

A semana também tem o objetivo de promover o apoio multi-dimensional de todos os setores para possibilitar às mulheres em todos os lugares a trabalharem e continuarem amamentando; reforçar as ações dos empregadores para que os locais de trabalho se tornem amigos da família, pai, companheiro, bebê e mãe, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar; informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de proteção à maternidade em nível mundial, aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e formar parcerias com grupos-alvos específicos para proteger os direitos da amamentação das mulheres pelos locais de trabalho.

O Centro Viva Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Lourenço Menicucci, nº412, bairro Retiro. O Banco de Leite Humano fica na rua América de Moura Maia, nº 470, bairro Retiro. O horário de funcionamento é das 7 às 17h, de segunda à sexta-feira.