SELTC promove ação para marcar importância das Festas Juninas 

 

 

O mês de junho tem um lugar especial na vida dos brasileiros. É o período em que se comemora as festas juninas, uma das mais importantes e ricas tradições culturais do Brasil.

Para marcar a data, a Prefeitura Municipal de Lavras, através da Secretária Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (SELTC), promoveu uma comemoração nesta quinta-feira (24).

As ações aconteceram na Casa da Cultura, onde foram colocados enfeites alusivos à festa na fachada do prédio, som ambiente com músicas típicas e a distribuição de um kit com pratos tradicionais da festa para a população.

História

Segundo historiadores, a origem das festas juninas remete a festas pagãs, sendo depois incorporadas ao catolicismo. Trazida para o país por influência dos portugueses no século XVI, elas possuíam inicialmente uma conotação estritamente religiosa, onde são celebradas as festas de Santo Antonio (13), São João (24) e São Pedro (29). A evolução da festa junina fez com que ela se associasse a símbolos característicos da zona rural.

Durante as festas juninas são realizadas danças típicas, como as quadrilhas, uma derivação popular das danças europeias. As músicas foram abrasileiradas, sendo tocadas com viola, violão, zabumba, triângulo e a sanfona.

 

A fogueira, símbolo característico das Festas de São João, tem seu fundamento no nascimento de São João Batista. A prática de ascender a fogueira no dia 23 para o dia 24 foi trazida pelos Jesuítas ao Brasil.

Outro símbolo, as bandeirinhas, remetem a lavagem dos santos, momento em que as suas bandeiras eram mergulhadas em água para trazer purificação. As bandeirolas representam as bandeiras dos santos, levando purificação a todo o local da festa.

As Festa juninas também são marcadas por uma variada produção de comidas típicas, tais  como: canjica, pamonha, curau, pipoca, bolo de milho, paçoca, pé de moleque, maçã do amor, cachorro quente e batata doce, além de bebidas como o quentão (cachaça, açúcar e gengibre) e o vinho quente (açúcar, vinho, canela em pau e gengibre).

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias