Secretaria Municipal de Agricultura fornece mudas para as hortas comunitárias

13/08/2019

Hortas comunitárias, como o próprio nome diz, são hortas de uso coletivo, cultivadas por pessoas que geralmente moram nas redondezas ou por alunos de escolas. Elas são alternativas para dar funcionalidade a terrenos baldios nas cidades, escolas ou outros prédios públicos.

Em Lavras existem hortas comunitárias em alguns bairros, que são controladas por moradores, mas existem também hortas em escolas, que atendem as necessidades dos alunos e, as vezes, moradores dos bairros.

Essas hortas recebem assistência da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, elas estão localizadas: Escola Municipal “José Serafim”, Escola Municipal “Paulo Menicucci”, Escola Municipal “Lourenço Menicucci”, Escola Municipal “Lafayette Pereira”, e CMEI “Maria Olímpia Alves de Melo”.

Nas hortas são cultivadas alfaces, cebolinha, salsinha, repolho, agrião, rúcula, brócolis e outras, a Secretaria fornece às mudas, mas a mão de obra fica por conta da comunidade ou alunos das escolas. As verduras e legumes são adicionadas na merenda escolar, são produtos sem inseticida, cultivadas com adubos orgânicos e colhidas frescas na hora. Além disso, é uma oportunidade dos alunos terem contato com todas as fases do plantio.

*Diretoria de Comunicação Social – Governo Municipal de Lavras

Você também pode gostar