Scolforo e Édila iniciam segundo mandato na nova Diretoria Executiva da UFLA

03/06/2016

 

 

“Amor, trabalho em grupo, comprometimento, respeito, seriedade, diálogo permanente e capacidade de contribuir para o desenvolvimento do País”. Esses foram os pilares apontados pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, para o enfrentamento dos desafios futuros. A mensagem foi passada durante o pronunciamento na sessão solene que marcou o início de sua segunda gestão – quadriênio 2016/2020. A cerimônia foi realizada nessa quinta-feira (2/6), no Salão de Convenções da Universidade.

Consciente dos desafios que certamente a Instituição terá pela frente, Scolforo destacou a confiança de que o envolvimento de todos será fator primordial para que a UFLA continue avançando em todos os sentidos, mesmo em tempos de grandes dificuldades. “Porque a universidade não é nossa. É da população brasileira e, nesse mundo globalizado, é do mundo!”. E fez uma convocação especial: “Amem a UFLA, tenham respeito e admiração pela sua história e tenham desprendimento para deixar uma marca importante nesta trajetória, que será lembrada pelas futuras gerações”.

Durante seu discurso, Scolforo destacou que não teme o momento de crise que fatalmente afeta e afetará o planejamento da Universidade, mas teme, sim, a falta de envolvimento e comprometimento das pessoas que ainda não perceberam que a causa maior é a coletiva, institucional.

Mesa de honra da cerimônia de posse, com a presença de autoridades, pró-reitores e assessores
“Teremos que reinventar a UFLA. Vamos trabalhar de maneira incessante, ser mais criativos, otimizar os recursos, aproveitar ainda mais o nosso potencial como seres humanos e profissionais. Respeitando as diferenças e unidos na busca permanente de levar esta Instituição a ser reconhecida como uma das mais conceituadas do País, trabalharemos por uma graduação forte e uma pós-graduação que contribua para o desenvolvimento da sociedade. Estamos motivados para romper os desafios e não tenho dúvida de que essa equipe, com o comprometimento de toda a comunidade, será capaz de deixar uma marca de grandes evoluções no ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão pública, lastreada nos princípios de solidariedade e amor ao próximo”, considerou.

Novos Desafios

Ciente do desafio que assume, sobretudo pela complexidade política e econômica do País, Scolforo deu ênfase, em seu pronunciamento, a alguns projetos estratégicos da Universidade para esta gestão. Ampliar significadamente o número de vagas na pós-graduação, incluindo a oferta de novos cursos e a criação e aparelhamento de novos laboratórios multiusuários, será uma das metas. Ele apontou também um projeto ousado de transformação para os cursos de graduação, incluindo a preocupação com a inserção de tecnologias digitais voltadas para uma formação mais participativa e abrangente.

Scolforo também reforçou o compromisso com a comunidade de Lavras e região de que os esforços serão mantidos no sentido de iniciar e concretizar a obra do Hospital Universitário, mesmo que a crise enfrentada pelo País exija um redimensionamento do projeto e do cronograma de execução. Também reforçou o compromisso de finalizar no curto prazo a obra do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), colocando-o em condições adequadas de funcionamento, com empresas de base tecnológica que vão fortalecer o ensino e a pesquisa na Universidade.

“Neste momento de dificuldades, minha confiança está na nossa persistência. No momento de dificuldades, muitas instituições desistem dos grandes projetos e nós não vamos abdicar de nossos sonhos. Nós vamos trabalhar em conjunto, vamos perseverar e vamos avançar”, enfatizou.

Posse da vice-reitora e nova Diretoria Executiva


A cerimônia na UFLA foi iniciada com a posse da vice-reitora, professora Édila Vilela de Rezende Von Pinho. Em seu pronunciamento, agradeceu a comunidade acadêmica, reiterou aos discentes que eles são o motivo primordial de todo o esforço para o aprimoramento constante, agradeceu o trabalho colaborativo de todos os servidores e considerou que a soma das conquistas cotidianas é sempre com, pela e para a comunidade. “Que os resultados esperados com o trabalho de todos sejam alcançados para o bem desta Universidade. Desejamos uma gestão participativa, envolvendo o esforço responsável de todos. À Direção Executiva cabe coordenar esses esforços, procurando sempre somá-los, zelando ao mesmo tempo para que ela permaneça fiel às suas raízes e princípios inspiradores”, enfatizou.

A cerimônia na UFLA contou com a presença do deputado federal Fábio Cherem, do presidente da Câmara de Vereadores de Lavras, vereador Luciano Fernandes de Melo, autoridades civis e militares, além de membros da comunidade acadêmica.

A indicação do professor Scolforo e da professora Édila para o segundo mandato foi referendada pelo Colégio Eleitoral, formado por representantes dos conselhos Universitário (Cuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores, em dezembro de 2015. Scolforo e Édila receberam 76,7% dos votos válidos de estudantes (77,5% de graduação e 72,5% de pós-graduação), 66,6% dos votos válidos de professores e 53,4% de votos válidos de técnicos administrativos. O reitor foi empossado oficialmente em Brasília, na sede do Ministério da Educação (MEC), em cerimônia realizada no dia 4 de maio.

Nova Equipe

Durante a cerimônia também receberam os certificados de posse os membros da nova equipe de gestão da UFLA, que além do reitor e vice-reitora, é composta pela chefe de gabinete, pró-reitores, assessores, diretores e coordenadores de setores ligados às pró-reitorias, coordenadores de cursos de graduação, de programas de pós-graduação e pelos chefes de departamentos.

Confira parte dessa equipe:

  • Pró-Reitora de Planejamento e Gestão, reconduzida ao cargo, Patrícia Maria Silva
  • Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio
  • Pró-Reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins
  • Pró-Reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho
  • Pró-Reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques
  • Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori
  • Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, professora Débora Cristina de Carvalho
  • Chefe de Gabinete, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante
  • Secretária dos conselhos superiores, reconduzida ao cargo, Ione Dias Bertolucci
  • Assessor do Reitor para Assuntos de Parcerias Público-Privadas, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes
  • Assessora do Reitor para Desenvolvimento Acadêmico e Assuntos Administrativos, professora Ana Carla Marques Pinheiro
  • Diretor da Prefeitura Universitária, professor Jackson Antônio Barbosa
  • Assessor para Indicadores Institucionais, Adriano Higino Freire
  • Assessor de Comunicação Social, Sandro freire de Araújo