Saiba por que você deve comprar imóvel em 2021 

Se você deseja comprar imóvel – seja para morar ou para rentabilizar a propriedade -, precisa saber que 2021 é um dos melhores momentos para o investimento

Comprar imóvel é, desde sempre, um dos investimentos mais seguros e rentáveis no Brasil e no mundo. Por isso, é compreensível que muitas pessoas queiram realizar o sonho da casa própria ou, ainda, investir em uma casa ou em um apartamento para rentabilizá-lo de alguma forma.

Se você deseja comprar imóvel, é importante que saiba que 2021 é um dos melhores momentos para realizar o investimento. Isso porque diversos fatores favorecem a compra, especialmente em decorrência da pandemia de covid-19.

Para que você conheça o cenário atual, bem como as características mais buscadas em um imóvel e as principais vantagens desse investimento, continue a leitura. Nesse artigo você vai conferir:

  • O panorama geral do mercado imobiliário
  • As principais características buscadas em um imóvel
  • As vantagens de comprar imóvel em 2021

O panorama geral do mercado imobiliário

A pandemia de covid-19 trouxe consequências negativas para todos os setores da economia brasileira e mundial. Dessa forma, especialmente no início desse contexto, em março de 2020, especialistas do mercado imobiliário previam que o setor também iria enfrentar problemas.

Entretanto, o que se pôde observar foram resultados bastante positivos. Ao contrário do esperado, o mercado imobiliário não foi impactado negativamente pela pandemia.

As medidas de isolamento e de distanciamento social, adotadas desde março de 2020, fizeram com que os consumidores de imóveis passassem por mudanças em seu comportamento, em suas necessidades e em suas preferências.

Se antes um imóvel pequeno era suficiente – já que a maior parte das atividades era realizada no exterior da casa ou do apartamento, como o trabalho e os estudos -, agora um imóvel maior é a preferência de muitos.

Mesmo que as preferências e as necessidades dos consumidores tenham passado por mudanças, estas não foram as únicas responsáveis pelo crescimento do mercado imobiliário nesse período adverso.

Para fomentar a economia e driblar a inflação, o BC (Banco Central), assim como outras instituições financeiras, agiu de diversas formas. Abaixo você confere as principais ações que impactaram positivamente o setor imobiliário e, é claro, clientes que desejavam ou que ainda desejam comprar imóvel:

Queda da taxa Selic

A taxa básica de juros, conhecida como Selic, influencia todos os juros praticados no Brasil. Isso inclui, é claro, os financiamentos imobiliários.

Como uma tentativa estimular a economia em um período adverso, o BC reduziu a taxa Selic em 2020. Em agosto do ano passado a taxa atingiu um patamar histórico, quando chegou a apenas 2%.

O número se manteve estável até o final de 2020 e, em 2021, o Copom (Comitê de Política Monetária) votou pelo aumento da taxa. Atualmente, a Selic se encontra em 4,25% ao ano e o mercado aponta que, até o final do ano, a taxa chegue a 7%.

Mesmo com o aumento, o mercado imobiliário ainda deve ficar aquecido, uma vez que os valores ainda são inferiores quando comparados aos praticados nos anos anteriores. Por isso, comprar imóvel em 2021 ainda é um bom investimento tanto para quem deseja uma nova moradia quanto para quem quer uma propriedade para rentabilizá-la.

Queda dos juros em financiamentos imobiliários

Conforme apontado acima, a taxa Selic impacta todos os juros praticados no Brasil. No que se refere ao mercado imobiliário, foi possível observar uma queda significativa nos juros cobrados em financiamentos para a compra de imóveis residenciais e comerciais.

Dessa forma, é possível afirmar que mais pessoas tiveram acesso à oportunidade de comprar imóvel em 2020 e em 2021. Com juros mais baixos, as possibilidades de pagamento se adequam a mais pessoas, que têm a oportunidade de realizar o sonho da casa própria.

Mesmo assim, a queda dos juros praticados nos financiamentos imobiliários não é suficiente para atrair os clientes. Para isso, são necessárias, também, condições de pagamento facilitadas, o que leva ao próximo tópico.

Condições de pagamento facilitadas

Com o objetivo de fomentar a compra de imóveis, as instituições financeiras também apresentaram condições de pagamento facilitadas aos seus clientes.

O aumento no número de parcelas, bem como a diminuição dos valores de entrada, possibilitou que diversos cidadãos contratassem um financiamento para comprar imóvel residencial ou comercial.

As principais características buscadas em um imóvel

Conforme apontado no início do texto, a pandemia foi responsável pela mudança nas preferências e nas necessidades dos consumidores. As medidas de isolamento e de distanciamento social alteraram toda a rotina dos brasileiros e, por isso, o mercado imobiliário se deparou com novas demandas.

Para que você conheça as principais mudanças, confira a lista abaixo, que reúne as características mais buscadas por quem deseja comprar imóvel em 2021:

  • Casas ou apartamentos maiores, já que os moradores passam cada vez mais tempo no interior dos imóveis;
  • Casas com quintais grandes, uma vez que o lazer é uma das prioridades atualmente;
  • Apartamentos que ofereçam a possibilidade de criação de um jardim (interno ou na sacada);
  • Imóveis com escritório ou com espaço para home office;
  • Casas ou apartamentos com salas confortáveis, uma vez que esse é o cômodo de convivência familiar;
  • Imóveis localizados no interior ou distantes de grandes centros, uma vez que, atualmente, é possível trabalhar na modalidade home office.

As vantagens de comprar imóvel em 2021

Se você deseja comprar imóvel em 2021, precisa conhecer as principais vantagens desse investimento:

  • Segurança patrimonial;
  • Aumento do patrimônio;
  • Possibilidade de obter uma renda passiva;
  • Diversificação da carteira de investimentos;
  • Alta rentabilidade.

Antes de comprar imóvel, faça pesquisas, encontre os melhores preços e condições de pagamento e faça sua escolha de casa ou de apartamento.

Saiba mais informações em www.movperdizes.com.br

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias