Redes sociais ajudam polícia de Lavras a combater roubos a residências

Crime que tem ganhado cada vez mais destaque desafiado as forças de segurança pública, os furtos a residências tiveram um salto nos últimos meses em Lavras. Não bastasse o aumento das ocorrências, novo alerta é dado pela própria Polícia Militar por conta das férias de julho, quando a ação dos bandidos costuma ser mais recorrente, pela ausência dos moradores em decorrência das férias escolares.

Dados divulgados pela Polícia Militar mostram que entre os meses de janeiro a junho deste ano houve um aumento de 49,56% nos casos de furtos consumados a residências do município, contra uma redução de 26,67% nos furtos tentados (quando não foram concretizados) quando comparado com o mesmo período de janeiro a junho do ano de 2015. No caso do furto, não há violência praticada pelo ladrão, como em geral ocorre nos casos de roubos.

O levantamento mostra também um crescimento de 53.66% nos casos de furto consumado em junho deste ano comparado com junho de 2015, contra uma redução de 57.14% de furtos tentados em junho de 2016 quando comparado o mesmo período de junho do ano passado.

Quando a comparação envolve apenas os números gerais de furtos, os dados também preocupam. Entre janeiro e junho de 2016 foi computado um aumento de 26,28% nos furtos consumados, contra uma redução de 14,29% no mesmo período quando comparados as modalidades com o período de Janeiro a junho de 2015. Os dados comparativos com relação aos meses de junho de 2015 e junho deste ano mostram um aumento de 46,72% nos casos de furtos consumados contra uma redução de 59,09% de furtos tentados.

Segundo o comandante interino da 54 ª Companhia de Polícia Militar, tenente Luís Ferreira, muitos desses tipos de crimes são praticados por suspeitos ou autores com passagens pelo meio policial, cujas ações são muitas vezes utilizadas para sustentar o vício de drogas. Ele informa que a polícia tem feito um trabalho efetivo de combate a furtos em residências, desenvolvendo ações focadas em bairros onde há maior incidência deles.

Recentemente um casal da cidade teve sua casa arrombada por ladrões, onde eles levaram vários objetos, além de urinarem o colchão da família antes da fuga. Temeroso, ele foi obrigado a aumentar os muros da residência e colocar cercas elétricas e concertina em seu entorno. Tudo para se proteger dos bandidos. Esta é apenas uma das histórias relatadas pela polícia, o que mostra o grau da importância em manter certos hábitos e dispositivos de segurança eletrônica em casa.

Zap Zap

O comandante interino da 54 ª Companhia de Polícia Militar, tenente Luís Ferreira,
O comandante interino da 54 ª Companhia de Polícia Militar, tenente Luís Ferreira,
O comandante interino da 54 ª Companhia de Polícia Militar, tenente Luís Ferreira,
O comandante interino da 54 ª Companhia de Polícia Militar, tenente Luís Ferreira,

Tenente Luís Ferreira disse que os casos de furtos a residências aumentam nessa época do ano por conta das férias escolares, por isso, o cidadão deva redobrar os seus cuidados para garantir a proteção de seu patrimônio residencial. Ele afirma que a questão da segurança pública envolve não apenas os policias, mas é um dever de cada morador coibir as práticas criminosas por meio de denuncias. Ele lembra que uma ligação rápida pode fazer a diferença no momento em um ladrão tenta invadir uma imóvel.

Não é só investir em equipamento de segurança tais como cercas elétricas, sensores de iluminação, câmeras e aumento da altura dos muros, mas conversar com os vizinhos no momento de viajar para que possam prevenir qualquer ação suspeita no local. Outra coisa é evitar se expor nas redes sociais, como alertam muitos especialistas em segurança.

Além da Rede de Vizinhos Protegidos – projeto pioneiro da Polícia Militar em parceria com moradores em bairros da cidade (Alphaville, Nova Lavras, Parque das Pedras Preciosas, Arthur Bernardes, Centro, Serra Azul São Vicente, Ipês e Vale do Sol), há também grupos de moradores que fazem uso da Internet para se proteger.

É o caso do aplicativo do WhatsApp, uma ferramenta digital usada para formar redes redes compartilhadas de dados que atuam em conjunto com a polícia. Esse tipo de iniciativa tem facilitado o trabalho de prevenção e combate aos crimes em diversas instâncias. Nas redes há desde denuncias a fotos de suspeitos, o que permite que policiais obtenham êxitos em solucionar furtos e gera tranquilidade aos moradores, que atuam de forma anônima.

Tenente Luís Ferreira destaca que esse tipo de prática espontânea dos moradores tem trazido resultados surpreendentes para não só prevenir os furtos, mas de elucidar casos. “Por meio do aplicativo podemos recentemente reconhecer o autor de um crime, graças à foto nos enviada por um morador”.

“Em que pese os aumentos de furtos, a Polícia Militar está sempre trabalhando diuturnamente. Há períodos que os aumentos ficam latentes porque, em épocas passadas, houve redução destes casos, e como há um limite para redução, quando os aumentos acontecem eles tendem a dar a impressão de que há muitos furtos, o que não reflete a realidade”, finalizou o militar.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias