A rede municipal de ensino inicia o ano letivo de 2026 com avanços significativos em infraestrutura, materiais escolares e ações pedagógicas voltadas à qualidade da educação.
Doze unidades educacionais passaram por requalificação e serviços de manutenção, garantindo ambientes mais seguros e adequados para alunos e profissionais. Entre as instituições atendidas estão as escolas municipais Sebastião Botrel Pereira, Juracy Elisa, Francisco Sales, Lafaiete Pereira, Padre Dehon e José Luiz de Mesquita, Vicentina de Abreu, além dos CMEIs Carol Castro e Paulo Menicucci, do CEACAD e da requalificação da Escola Municipal José Serafim. O município também passa a contar com o Ateliê de Ideias, novo centro de atividades de contraturno.
Para assegurar equidade no retorno às aulas, serão entregues 9.830 kits escolares, com previsão de entrega em 19 de janeiro. Já os uniformes escolares têm entrega prevista para 26 de janeiro.
Entre os destaques para este início de ano letivo estão a adesão ao Pacto Mineiro de Alfabetização, o fortalecimento da formação de professores do 1º ao 5º ano, a implantação do Programa de Saúde Mental dos Professores, a aquisição de novas vans para o transporte escolar e a ampliação das vagas na Educação Integral em Tempo Integral. O CEACAD também foi reconhecido pelo MEC como Experiência Inspiradora da Educação Integral. Além disso, é o segundo ano consecutivo que Lavras recebe o Selo Ouro de Alfabetização concedido pelo MEC.
Com planejamento, investimentos e foco na aprendizagem, a rede municipal inicia o ano letivo reafirmando o compromisso com uma educação pública inclusiva, acolhedora e de qualidade.





