Quarteto Macam fará apresentação em Lavras no dia 22

 

 

O Centro Musical Edgard Williams promoverá no próximo dia 22, domingo, às 18h, o concerto de câmara com o quarteto Quarteto Macam. O evento acontecerá na rua Pedro Moura, 342, no centro de Lavras.  Mais informações pelos telefones (35) 99986-0211 e (35) 98413-8525.

Histórico 

O Quarteto Macam, formado pelos músicos Alexandre Barros, Alma Liebrecht, Catherine Carignan e Miguel Rosselini, já se apresentou em importantes programações brasileiras, como o Festival Folle Journée (Rio de Janeiro, 2009), o Festival de Campos do Jordão (São Paulo e Campos, 2018), Allegro Vivace – Série de Recitais 2018 e FEA – Manhãs Musicais (Belo Horizonte, 2018). Para este programa os intérpretes se reencontram e interpretam importantes obras para piano e sopros do repertório camerístico francês e alemão.

Alma Liebrecht é a trompista principal da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Nascida nos Estados Unidos teve sua formação no Curtis Institute of Music e na Yale School of Music. Sua intensa atuação camerística a tem levado a importantes festivais, como o Festival Wien Modern (Áustria) e o Contemplus Festival (República Tcheca). Dentre as importantes parcerias musicais realizadas estão os grupos Chamber Music Society of Lincoln Center e o Ensemble Connect. Participou também como membro integrante de inúmeras orquestras, como a New York City Opera Orchestra, a Hong Kong Sinfonietta e a Chamber Orchestra of Philadelphia.

Alexandre Barros é o primeiro oboé da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Camerista experiente, tem se apresentado em importantes festivais brasileiros e gravou, na Alemanha, um CD ao lado do pianista Miguel Rosselini. Dentre vários prêmios obtidos, Alexandre Barros foi vencedor, em 1996, do Concurso Jovens Solistas da OSESP, tendo se apresentado à frente dessa orquestra, sob a regência do maestro Diogo Pacheco. Em 1998 recebeu o prêmio Eleazar de Carvalho no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Atuou como solista com inúmeras orquestras, destacando-se a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob regência de Rodolfo Fischer.

Catherine Carignan nasceu no Canadá, onde obteve sólida formação musical e aperfeiçoou-se com dois dos melhores fagotistas do mundo: a solista Nadina Mackie Jackson e o fagotista da Orchestre Symphonique de Montréal, Mathieu Harel. Em 2006, concluiu o Bacharelado em Fagote no Conservatoire de Musique du Québec e tornou-se segunda fagotista da Victoria Symphony Orchestra. No Brasil foi a chefe de naipe dos fagotes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais de 2008 a 2020. Atualmente atua como instrumentista convidada em várias orquestras brasileiras e realiza, paralelamente, trabalho de pesquisa sobre compositoras brasileiras e suas obras para fagote, no âmbito do Mestrado Profissional da Universidade Federal da Bahia.

Miguel Rosselini é pianista atuante no meio musical brasileiro, requisitado como solista por prestigiadas orquestras e como camerista por renomados músicos. Seu duo pianístico com Celina Szrvinsk é reconhecido entre os mais destacados do país. Possui vários discos gravados, participa com frequência de importantes festivais e de bancas julgadoras de concursos de piano. Desde 2013 é diretor artístico do Festival de Maio. Estudou, no Brasil, com os pianistas Gilberto Tinetti e Jacques Klein, e na Alemanha, com Fany Solter. Miguel Rosselini exerceu, por 35 anos, o cargo de docente de Piano da Escola de Música da UFMG.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias