Provas do Processo de Avaliação Seriada da UFLA (PAS) movimenta a cidade nesse final de semana

Publicado em 21/11/2015

As provas da 1ª e 2ª etapas do serão aplicadas nas tardes deste sábado e domingo (21 e 22/11), em sete cidades: Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora e Uberlândia.

O início das provas está previsto para as 14 horas e em cada dia elas terão 3 horas e meia de duração. Biologia, Física, Matemática e Química são as disciplinas cobradas no primeiro dia; Geografia, História, Filosofia/Sociologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação integram o conteúdo das provas do segundo dia, tanto para a primeira quanto para a segunda etapa. Os portões dos locais de aplicação ficarão abertos das 13 às 13h45 (horário de Brasília).

Em Lavras, os candidatos farão as provas no câmpus da UFLA, Unilavras e Colégio Tiradentes (PMMG). Os estudantes devem levar o comprovante de inscrição, o documento identificador com foto (informado no ato da inscrição) e caneta(s) de tinta azul e corpo transparente. O comprovante de inscrição deve ser impresso pelo candidato. Nesse documento constam dados pessoais e as informações sobre as provas: data, horário, endereço e setor.

Dicas aos candidatos

Acesso – no câmpus da UFLA, as três portarias de acesso permanecerão abertas nos dias das provas: a principal, das Goiabas (estrada para Ijaci) e do Sind-UFLA. Verifique o setor em que fará as provas e a melhor forma de acesso a ele. A UFLA recomenda, para aqueles candidatos que estarão nos Pavilhões 2, 3, 4, 5 ou 6 (UFLA), que utilizem a portaria 2 (Goiabas, estrada de Ijaci), entrada do câmpus mais próxima a esses locais. Verifique no mapa do câmpus qual o melhor trajeto.

Antecedência – a UFLA não se responsabiliza por atrasos decorrentes de congestionamento ou trânsito. Para evitar isso, chegue ao local de provas com antecedência. Após as 13h45, não haverá como entrar no local de prova.

Material – deixe seu material pronto previamente. Você precisará somente de caneta(s) com corpo transparente, de tinta escura azul; do seu comprovante de inscrição (impresso em papel) e do documento de identidade original com foto, informado no ato da inscrição . Esses documentos são imprescindíveis para entrar no setor de provas.

O candidato cujo documento de identidade informado na inscrição foi: extraviado, perdido, furtado ou roubado poderá apresentar um dos documentos listados nos Editais (PAS 1: item 2.6; PAS2: item 2.8). Caso não seja possível a apresentação de outro documento, o candidato deverá apresentar boletim de ocorrência (BO) de órgão policial, expedido no máximo há 60 (sessenta) dias do primeiro dia de aplicação das provas, e será conduzido à sala da Coordenação para identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

ATENÇÃO: Não serão aceitos como documentos: certidões de nascimento, certidões de casamento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, documentos ilegíveis, nem cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas.

Leia atentamente o edital de sua etapa e veja mais informações em: www.ufla.br/pas.

Nos dias de aplicação das provas

Ao entrar na sala de provas, localize a carteira etiquetada com seu nome e nº de inscrição, ocupe-a e confira se os dados constantes na etiqueta correspondem aos seus.
Coloque todo o material proibido (veja no edital) no envelope fornecido pelos aplicadores, retirando todo e qualquer material de seu bolso. Fique de posse apenas do documento de identidade, comprovante de inscrição e caneta.
Desligue e retire a bateria de seu celular antes de guardá-lo no envelope.
É proibido alimentar-se dentro da sala de provas, portanto deixe os alimentos debaixo da sua carteira. Na sala de provas, só é permitido tomar água, desde que esteja armazenada em garrafa de plástico de corpo transparente, sem rótulo.
Respeite as normas do processo seletivo e siga atentamente as instruções dos aplicadores e supervisores de seu setor.
Conforme previsto nos Editais, todos os candidatos deverão permanecer na sala de realização das provas por, no mínimo, 90 minutos após o início da aplicação. O candidato que insistir em sair da sala de provas deverá assinar Termo de Eliminação, que será lavrado pelo Supervisor do setor, declarando sua desistência do processo seletivo.
Durante a prova, chame o aplicador sempre que precisar utilizar o banheiro, alimentar-se ou ausentar-se da sala por qualquer motivo.
Assim que receber o caderno de provas, leia as instruções atentamente. Não abra o caderno enquanto o aplicador não autorizar.
Assim que receber o Formulário de respostas e de Redação (somente no segundo dia), confira se seus dados estão corretos e, em caso de divergência, comunique ao aplicador.
Assine os Formulários de resposta e Redação no local indicado em cada um deles. Atenção: o Formulário de Redação não pode conter nenhuma identificação, exceto o nome assinado no local indicado.
Se quiser, preencha o gabarito-rascunho na contracapa da prova antes de preencher o formulário de respostas. Não faça nela mais nenhuma anotação nesse gabarito-rascunho. Só poderão ser levadas para casa os gabarito-rascunhos que não tiverem nenhuma anotação extra.
Tenha atenção no preenchimento do formulário de respostas; rasuras neste Formulário de respostas poderão levar à anulação da questão durante a leitura eletrônica.
Ao finalizar a prova, levante a mão para chamar um dos aplicadores e entregue o caderno de provas e os Formulários de respostas e de Redação. Só é permitido levar para casa a contracapa da prova, sem nenhuma anotação além do gabarito-rascunho.
Os três últimos candidatos a terminarem a prova irão sair juntos da sala de prova, conforme previsto nos Editais. Se você for um deles, aguarde em silêncio enquanto os demais terminam a prova. O candidato que insistir em sair da sala, caso esteja entre os três últimos, deverá assinar Termo de Eliminação, que será lavrado pelo Supervisor do setor, declarando sua desistência do processo seletivo.
Ao sair da sala de provas, deixe o setor de realização imediatamente. Não é permitido ao candidato que já tenha terminado a prova utilizar as instalações sanitárias do setor de provas.
Recorde de inscrições

Em 2015, o número de candidatos inscritos na primeira etapa foi o maior de todas as edições: 7051 estudantes. Há inscrições efetuadas por candidatos de 17 Estados de todas as cinco regiões e do Distrito Federal. Já na segunda etapa, 3853 candidatos inscreveram-se. Eles vêm de todas as cinco regiões brasileiras e do Distrito Federal.

Sobre o PAS

O PAS é um processo de avaliação feito em três etapas consecutivas, uma ao final de cada ano do ensino médio. É necessário que o candidato se inscreva em cada uma dessas três fases, anualmente. Aos candidatos que fazem o PAS, são reservadas 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais oferecidas no primeiro semestre letivo. A pontuação geral do candidato é obtida pelo somatório das três etapas, aplicando-se o peso de 25% na pontuação da 1ª etapa; 35% na pontuação da 2ª etapa; e 40% na pontuação da 3ª etapa (Enem).

Veja também