Projeto piloto busca viabilizar troca de bens ociosos entre setores da Ufla

Publicado em 12/09/2021

 

 

 

A Diretoria de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente (DQMA/Proinfra), em parceria com a Diretoria de Materiais e Patrimônio (DMP/Proplag), está desenvolvendo uma iniciativa piloto para gestão sustentável de recursos públicos. O objetivo é viabilizar a troca de bens ociosos entre as unidades da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Trata-se de um reaproveitamento interno dos bens patrimoniais.

Unidades Acadêmicas, Reitoria, Pró-Reitorias e Diretorias receberam memorando da DQMA pedindo que identifiquem os bens ociosos em bom estado e preencham um formulário até 22/10, disponibilizando-os para troca.  Após receber as informações dos itens disponíveis, os dados serão consolidados e divulgados pela DQMA, para que toda a comunidade UFLA possa ter acesso à lista de itens que poderão ser trocados. O setor interessado na troca deverá se manifestar à DQMA por meio de memorando. A partir de então, a Diretoria poderá providenciar o transporte e toda a logística para viabilizar a retirada e entrega dos itens, assim como ajustar a transferência dos patrimônios no Sipac.

O objetivo de realização de uma ação piloto é permitir que a equipe envolvida avalie a logística e defina melhorias a serem realizadas para que a troca possa se dar em fluxo contínuo. A intenção é que, após o piloto, seja mantido um tópico na página da DQMA sobre depósito online, para que essas informações estejam disponíveis de forma permanente. Há também a intenção de ampliar os itens de troca, incluindo, além dos equipamentos, insumos que estiverem sobrando em determinados locais.

Em processo semelhante, a DQMA já coordena o aproveitamento de reagentes químicos vencidos. A Diretoria recolhe esses produtos e, durante o ano, qualquer setor pode fazer a solicitação de algum deles, nas situações em que, apesar de vencidos, podem ser utilizados para outras finalidades.

O projeto de troca de bens ociosos entre as unidades está baseado no Decreto 9.373, de maio de 2018, que dispõe, entre outros assuntos, sobre a cessão interna de bens; no sistema Reuse.gov, uma ferramenta de cessão de bens entre órgãos e em sistema semelhante já implantado em outras universidades.

Serviço:

Memorando com a informação dos itens disponíveis no setor para troca deve ser enviado à unidade 11.00.31.15 pelo Sipac.

Prazo para envio do documento: 22/10

Veja também