Projeto empreendedorismo nas escolas busca despertar consciência social em crianças de Lavras

Vivemos em país onde há inúmeros problemas sociais, tais como: a dengue, a falta de água e a crescente criminalidade. Infelizmente o governo atua somente quando já existe o problema e, não de forma preventiva buscando evitar que situações indesejáveis aconteçam. A prevenção é um mecanismo de medidas que faz presente em governos empreendedores, entretanto o governo brasileiro opera apenas de forma a resolver os problemas já existentes, ao invés de criar mecanismos preventivos. A prevenção é um instrumento eficaz na preparação antecipada para que  algo de mal não aconteça. Vejamos como exemplo a epidemia de dengue presente nos dias atuais.

Sabe-se que os primeiros relatos de dengue no Brasil datam do final do século XIX. É notório que esse problema não é recente, visto que todo ano, no verão, há grandes índices da proliferação da doença. Porém, o governo brasileiro só toma medidas quando os surtos da doença tornam-se reais. Agir de forma preventiva, neste caso é procurar meios de evitar que esses surtos aconteçam todo ano, através de vacinas e divulgação frequente nos meios de comunicação.

Aliado à dengue tem-se a falta de água e o aumento da criminalidade no país. No que tange a falta de água, observa-se a falta de chuva decorrente do aquecimento global resultante da ação humana. A falta de consciência da população é derivada da ausência de estratégias preventivas do governo para alertar à população sobre o consumo racional da água.

O governo tenta acabar com a criminalidade, todavia o seu modo de agir não tem sido eficaz. Ele espera que um criminoso cometa um crime, para depois prendê-lo, dessa forma, o governo excede os seus gastos no amparo aos presos.

Diante de todos os problemas apresentados, nota-se que a ação cidadã também é um instrumento de prevenção. A ação cidadã consiste em saber que todos nós temos nossos direitos como também obrigações. Para entendermos melhor como se dá essa ação cidadã, vamos rever os problemas apresentados. No caso da dengue, é necessário atitudes da população, como: cuidados com a água parada em suas residências e até mesmo nos lotes abandonados. Com relação a falta de água, nós, enquanto cidadãos devemos utilizá-la de modo racional, independentemente se o recurso natural está em falta ou não, pois a utilização consciente é a melhor atitude para combater a escassez. Contudo, a criminalidade, inicialmente não pode ser resolvida diretamente pela população, por se tratar de um problema complexo. Assim, parcerias entre diferentes órgãos públicos, com interesses específicos nesta temática poderia para auxiliar na solução deste problema.

            Com essa abordagem, o Projeto Empreendedorismo nas Escolas, busca despertar o interesse e a consciência cidadã dos alunos que são cidadãos em sua essência. Com a prerrogativa de prevenir problemas, por meio de ações empreendedoras ao invés de remediá-los. O projeto já visitou várias escolas de Lavras. Para mais informações entre em contato pelos emails: [email protected], [email protected].

* Texto enviado por :Letícia Barbosa, Daniela Meirelles Andrade, Lara Alvarenga,  Luanda Gomide (Projeto de Extensão: Empreendedorismo nas escolas, projeto coordenado pela professora Daniela Meirelles Andrade, DAE/UFLA.)

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias