Projeto Empreendedorismo na Escola leva conhecimento a alunos lavrenses

 

 

Durante o mês de junho, na Escola Municipal Paulo Menicucci, foram realizadas atividades lúdicas com os alunos do 9º ano para reafirmação dos conteúdos visto em aulas teóricas a respeito do projeto de extensão “Empreendedorismo na Escola” desenvolvido por alunas e docente da Universidade Federal de Lavras.

No dia 3, os alunos do 9º ano A assistiram ao filme “A procura da felicidade”. Nele, o protagonista Chris Gardner (Will Smith) realiza uma série de comportamentos empreendedores em busca de melhorar a qualidade de vida de sua família e obter sucesso profissional. Dessa forma, o intuito de levar o filme a esses estudantes foi inspirá-los a respeito das diferentes possibilidades de enxergar o empreendedorismo no cotidiano e também de proporcionar uma atividade diferente, que foge ao método usual das aulas teóricas.

Nos dias 4 e 5 os alunos do 9º ano B e C assistiram ao filme “O destino de uma nação”. O filme conta a história de Winston Churchill (Gary Oldman) que está prestes a tornar-se o primeiro ministro da Grã-Bretanha e, também, que está costurando um tratado de paz com a Alemanha nazista. O objetivo de apresentar esse filme para os alunos foi de mostrar como as atitudes empreendedoras encontram-se nas mais diversas áreas, entre elas na diplomacia e no setor público.

No dia 10, foram executadas, com os 9º anos as atividades remanescentes do “Manual do Aluno”. Os exercícios continham elementos que foram discutidos durante todo o semestre. Esse processo é importante para a efetivação da aprendizagem de reflexão e cognição dos alunos, uma vez que eles são estimulados a aplicar o que aprenderam por meio de exercícios e estudos de caso. Isso permite que eles se aproximem da realidade social e, assim, tornam-se capazes de assimilar a interação entre as ações empreendedoras.

Em consonância com a proposta de realização de atividades lúdicas para fechamento das aulas e do conteúdo trabalhado no primeiro semestre de 2019, no dia 18 junho, foi realizada a Gincana, com todos os alunos dos 9º anos. Em um primeiro momento, houve a apresentação pelas professoras de um “Mapa Mental Sobre Empreendedorismo” em salas de aula, onde os alunos puderam revisar o conteúdo e tirar suas dúvidas. Posteriormente, os alunos foram levados até a quadra de esportes, onde ocorreram duas atividades: uma dinâmica de apresentação e, após a divisão de grupos, a realização do jogo da “Batata Quente”, no qual os alunos respondiam às perguntas que eles próprios elaboraram em grupos, sobre a temática do empreendedorismo. Por meio deste exercício os alunos puderam compreender a importância da formulação das perguntas, as quais estimularam a consolidação do aprendizado dos conteúdos do primeiro semestre.

As atividades do projeto foram encerradas e terão retorno no mês de agosto, no dia 12, segunda-feira, com a volta das aulas teóricas, sendo a primeira com tema “Modelo de Negócios”.

Autoras: Ana Clara Toledo, Alaís Pila e Daniela Meirelles Andrade

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias