Projeto do Unilavras realiza visitas a pets não convencionais

Publicado em 07/10/2021

 

 

 

Tutores de pet não convencionais agora podem contar com uma consultoria do Grupo Intensivo de Medicina e Biologia de Animais Silvestres (GIMBAS) do curso de Medicina Veterinária do Unilavras! O projeto GIMBAS em Casa (GECA) prevê visitas a proprietários de pets não-convencionais, avaliações “in loco” do ambiente, manejo e saúde dos animais, além de recomendações verbais e escritas que serão feitas após as visitas. As visitas são gratuitas e realizadas pelos alunos extensionistas sob supervisão professor Nelson Curi, coordenador do projeto.

Com a consultoria, tanto aluno, quanto tutor ganham. O aluno aprende, além dos aspectos técnicos, a lidar com proprietários e a fazer avaliações do ambiente e manejo de várias espécies de pets não convencionais. Dessa forma, o tutor vai receber orientações importantes sobre a saúde e alimentação do pet. De acordo com o prof. Nelson, a visita é voltada para o bem-estar animal. “O proprietário vai receber algumas informações sobre como a dieta do animal deve ser feita, além de compreender melhor quais são os alimentos recomendados para aquela espécie”.

Os pets não convencionais são os animais silvestres, como coelhos, hamsters, calopsitas, papagaios, tartarugas, jabutis, além de outros. Nelson explica que o GIMBAS em Casa (GECA) será uma oportunidade de contato dos alunos com a prática profissional, dando a possibilidade de suporte a animais que muitas vezes estão em condições que não são as ideais. Assim, com a consultoria, o tutor vai conseguir ter uma visão mais ampla de como deve ser feito o manejo e o cuidado com o pet.

Os interessados em participar da consultoria com os alunos e professor Nelson, podem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou procurar os alunos por meio do Instagram do GIMBAS ou no perfil do GIMBAS em Casa.

Veja também