Programação do Dia de Corpus Christi nas paróquias lavrenses

 

Os católicos lavrenses se preparam para celebrar o Dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira, dia 20.

Matriz Nossa Senhora Aparecida

Missa às 8hs:30min, em seguida Procissão com           Santíssimo Sacramento.

Matriz Nossa Senhora Auxiliadora

Missa às 15hs, em seguida Procissão com Santíssimo            Sacramento.

Matriz Nossa Senhora de Fátima

Missa às 9hs, em seguida Procissão com Santíssimo   Sacramento.

Matriz de Sant’Ana

Missa às 07hs:30min, em seguida Procissão com Santíssimo Sacramento.

Matriz São Sebastião

Missa às 8hs, em seguida Procissão com Santíssimo Sacramento.

Matriz São Judas Tadeu

Às 16hs, Procissão saindo da Comunidade São José (Cidade Nova) para a Matriz, onde haverá a Celebração da Santa Missa.

Capelania Santa Efigênia

Às 16hs, Procissão saindo da Capela Santa Efigênia para a 6ª CIA Polícia Militar do Meio Ambiente, onde haverá a Celebração da Santa Missa.

Significado

Significa, em latim, “corpo de Cristo”. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.

Embora não seja feriado nacional, mas sim ponto facultativo, muitas cidades aprovaram leis para tornar a data feriado municipal. Em cidades como Ouro Preto e Tiradentes, haverá procissão.

Origem

A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264 – ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um rito (“ofício”) para a celebração da data.

Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano – o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só “pegaria” para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311.

Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do “povo de Deus” em busca da Terra Prometida.

Em Portugal, o dia é chamado também de “Corpo de Deus”, e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas – que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias