Professores da Universidade Federal de Lavras fazem paralisação nesta quinta-feira (14)

1

Grande parte das Instituições Federais de Ensino Superiores aderiram em assembleias à paralisação proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O indicativo de greve dos docentes federais foi definido no final de Abril.

Segundo Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, em abril do ano passado, o governo interrompeu as negociações com o sindicato, quando foi registrado um avanço nas tratativas sobre a carreira docente. “Desde então, não conseguimos mais no reunir para dialogar sobre a questão, apesar das inúmeras tentativas do Sindicato, e o MEC [Ministério da Educação] também não responde às nossas solicitações de audiência para tratar da pauta de reivindicações de 2015, a qual já protocolamos”, conta.

Entre as reivindicações das Instituições Federais de Ensino Superior está a precarização das condições de trabalho e ensino, problemas de infraestrutura, falta de docentes e técnicos para atender a demanda decorrente da expansão desordenada, o atraso de pagamento dos trabalhadores terceirizados, suspensão de contratos de manutenção e de fornecimento de insumos, atraso de pagamento das contas de água e luz, o corte de bolsa para estudantes (de pesquisa, de ensino e de extensão), corte de verbas de fomento e de diárias e passagens para participação em eventos científicos, dentre outras evidências da precarização. A situação vivenciada pela comunidade acadêmica nas IFE se agravou, em 2015, com os cortes impostos às verbas destinadas aos serviços públicos, que no setor educacional representou R$ 7 bilhões.

Em Lavras, na assembleia extraordinária da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (ADUFLA realizada nesta segunda-feira(11) , os professores da universidade, aprovaram a adesão à Paralisação Nacional dos Docentes das IFE que será nesta quinta-feira (14 ). Segundo a Associação a agenda de atividades desse dia será:

– 7h: Concentração em frente à reitoria;

– 8h: Plenária de docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Local: canteiro central.

– 9h: Atividades culturais e exibição do vídeo “Dívida Pública e Financiamento da Universidade”.

– 10h: Continuação da assembleia de 11 de maio com os seguintes pontos de pauta: proposta de indicativo de greve do ANDES-SN; Informes da Diretoria;Assuntos Gerais.

Fontes: ANDES-SN e ADUFLA

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias