Professores da UFLA lançam livro sobre Carreira no Esporte Profissional

Publicado em 22/04/2016

O professor Luiz Henrique Maciel, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/UFLA), acaba de lançar o livro intitulado “Construções e transições de carreiras no esporte profissional: Um estudo com ex-atletas de alto rendimento”. O trabalho é fruto da tese de Doutorado do professor, desenvolvida sob a orientação da professora Mônica Cappelle (DAE/UFLA), com a colaboração da doutoranda Rafaella Campos (DAE/UFLA).

A partir de um forte arcabouço teórico, o autor defende a tese da profissionalização do esporte no que diz respeito ao seu reconhecimento como uma carreira, uma vez que tem grande importância social e financeira. O texto aborda os aspectos relacionados a construção da carreira esportiva, tendo como foco de estudo ex-atletas de alto rendimento que alcançaram o topo das suas carreiras, sendo medalhistas Olímpicos, Mundiais e Continentais nas suas modalidades.

A pesquisa consistiu na condução de entrevistas semiestruturadas, a partir das quais se buscou apreender aspectos relacionados a construção da carreira esportiva, desde o primeiro contato com o esporte, bem como da existência de uma carreira após a atuação enquanto atletas profissionais de alto-rendimento, e a sua consequente construção, considerando-se as transições vividas ao longo de todo o processo, incluindo a aposentadoria.

A pesquisa foi de natureza qualitativa, tratando-se de uma abordagem interpretativa. As narrativas foram analisadas a partir de três categorias fixas: A Carreira Esportiva, As Transições na Carreira e A Construção de uma “nova” carreira. No estudo, atribuiu-se grande importância aos técnicos no que diz respeito a orientação e ao planejamento da carreira esportiva e após o esporte. Destaca-se ainda a influência dos familiares, mesmo que nem sempre tenha sido positiva.

Luiz Henrique Maciel é coordenador do curso de Educação Física Bacharelado da UFLA. Atua como técnico da equipe de Ginástica Aeróbica desde 1998, tornando-se técnico das seleções brasileiras da categoria a partir de 2003. Desenvolve estudos na área de esporte de alto rendimento, treinamento, psicologia do esporte, prática esportiva, gestão esportiva, consultoria, ginástica escolar, competitiva e de academia.

O livro é uma publicação da editora Novas Edições Acadêmicas, vendido na versão eletrônica. Para adquirir o livro clique no link

Veja também