Professora da UFLA lança livro “Atividade Física e Quedas em Idosos

Publicado em 16/02/2016

Quando o tema é relevante e atemporal, o conhecimento resultante de uma tese de doutorado pode render bons frutos. No segundo semestre de 2015, a professora Priscila Valim Rogatto, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/UFLA), recebeu um convite da editora ‘Novas Edições Acadêmicas’ para transformar a tese defendida em 2009 em um livro. As informações foram atualizadas e parte delas está na publicação “Atividade Física e Quedas em Idosos de Centros de Convivência”.

A obra lança um novo olhar para o estudo de um tema atual na área da Gerontologia que pode contribuir para a atuação e atualização de diferentes profissionais da saúde.

De acordo com a autora, “os Centros de Convivência para Idosos são espaços de cuidado e promoção da saúde destinados à população que está envelhecendo. Muito vem sendo pesquisado sobre o risco de quedas em idosos fragilizados, principalmente daqueles que vivem em Instituições de Longa Permanência. Contudo, pouco vem sendo estudado sobre a ocorrência das quedas acidentais em idosos ativos e independentes que frequentam Centros de Convivência para Idosos”, reforça.

O livro traz uma adaptação da tese defendida no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A professora Priscila Rogatto é formada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/RC, mestrado em Ciências da Motricidade e o doutorado em Enfermagem.

Na UFLA, atua como docente e pesquisadora, sendo a coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Exercício – Lappex. Participa como revisora de periódicos nacionais e internacionais envolvendo diversas áreas do conhecimento. Seus estudantes tem como ênfase a psicologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, psicologia do exercício e envelhecimento.

Veja também