Professora da rede municipal de Lavras conquista 1° lugar no Prêmio Alma da Educação 2025 com projeto que une escrita, memória e identidade

O compromisso com uma educação transformadora segue rendendo frutos em Lavras. A professora Josane Diniz Toledo, da Escola Municipal Professor Paulo de Souza, conquistou o 1º lugar na categoria Inovação Pedagógica do Prêmio Alma da Educação 2025, com o projeto “Saberes do Cajuru”. A escola também recebeu o título de Escola Transformadora, em cerimônia realizada na quinta-feira (30 de outubro).

O Prêmio Alma da Educação reconhece e valoriza práticas educacionais inovadoras de professores e gestores de Lavras e região, destacando projetos que unem impacto social, criatividade e inclusão. A iniciativa é estruturada em nove eixos temáticos, como Empreendedorismo, Neurociências e Aprendizagem, Inovação Pedagógica, Sustentabilidade, Tecnologia e Criatividade, Inclusão e Diversidade, Educação Socioemocional e Gestão.

O projeto “Saberes do Cajuru” nasceu com o propósito de valorizar a escrita criativa e a produção literária como instrumentos de identidade e pertencimento. Por meio de oficinas de escuta, escrita e produção textual, os alunos abordaram temas ligados às tradições do campo, memórias da infância, relação com a terra, com os animais, a família e a comunidade.

A proposta também envolveu o processo gráfico e editorial, com oficinas de arte de capa, diagramação, costura e acabamento, culminando no lançamento do livro “Saberes do Cajuru”, produzido integralmente pelos estudantes.

Idealizado por Lutrícia Monti e Carlos Luz, da Capim-limão Editora, o projeto foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc e garantiu direitos autorais aos alunos-autores, reforçando a importância da memória, da oralidade e dos saberes populares.

Durante o lançamento, alunos, professores e gestores celebraram com emoção o resultado do trabalho. Para Josane Toledo, o prêmio representa o reconhecimento do poder transformador da educação, que une cultura, criatividade e protagonismo estudantil em uma mesma trajetória de aprendizagem.

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