Professor de Lavras brilha em prêmio nacional de educação e coloca a cidade no mapa da inovação pedagógica

O professor Rodrigo Gualberto da Costa, da rede municipal de ensino de Lavras, conquistou destaque nacional ao alcançar o 3º lugar na 15ª edição do Prêmio Ação Destaque, promovido pela Editora Opet, um dos principais reconhecimentos do país voltados a práticas inovadoras na educação. A etapa final ocorreu nesta semana em Curitiba (PR), durante o XIII Seminário Nacional de Gestores.

Em 2025, o prêmio reuniu 154 projetos de 41 municípios e contou com finalistas de sete estados brasileiros. Representando Lavras e Minas Gerais, o professor Rodrigo Gualberto, da Escola Municipal Guilherme Henrique de Carvalho, encantou o júri com o projeto “Cidade, Infância e Educação: Leitura do Território e Protagonismo Infantil no Ensino Fundamental”.

A proposta promoveu uma nova forma de olhar a cidade e o entorno escolar, incentivando os alunos a explorar o território, reconhecer sua identidade local e desenvolver autonomia. Para o desenvolvimento do projeto, Rodrigo utilizou materiais didáticos e ferramentas digitais do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), da Editora Opet, adotado pela rede municipal de Lavras.

A conquista foi celebrada pela Prefeitura de Lavras e pela Secretaria Municipal de Educação, que parabenizaram o professor pelo prêmio e destacaram o feito como exemplo do compromisso da rede com uma educação pública de excelência, pautada na inovação, no protagonismo estudantil e na valorização dos educadores.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui