Processo Judicial eletrônico é instalado na Vara do Trabalho de Lavras

Publicado em 28/02/2015
O juiz substituto Henrique de Souza Mota da Vara Vara do Trabalho de Lavras
O juiz substituto Henrique de Souza Mota da Vara Vara do Trabalho de Lavras

O juiz substituto Henrique de Souza Mota da Vara Vara do Trabalho de Lavras

A Vara do Trabalho de Lavras realizou nesta terça-feira, dia 24, a primeira audiência realizada através do sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe), que permite acesso direto ao processo através de um sistema eletrônico usado por advogados.
O PJe é um sistema de informática desenvolvido em pelo CNJ em parceria com os tribunais para automatizar a tramitação dos processos judiciais. Seu objetivo é convergir os esforços dos tribunais brasileiros para uma solução única e gratuita para todas as cortes.
A implantação do PJe na Justiça do Trabalho de Minas Gerais teve início em 5 de setembro de 2012, simultaneamente em primeiro grau, na Vara do Trabalho de Nova Lima, e em segundo grau, na 1ª. Seção de Dissídios Individuais (Mandados de Segurança).
Atualmente, o sistema já funciona em cerca de 70% das varas do trabalho da 3ª Região. Em constante evolução, segundo o desembargador Ricardo Mohallem, presidente do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT – CTIC, o PJe após passar por um aprimoramento técnico melhorou a sua estabilidade.

Primeira audiência através do Processo Judicial eletrônico (PJe) ocorreu essa semana

Primeira audiência através do Processo Judicial eletrônico (PJe) ocorreu essa semana

 
Para o juiz substituto Henrique de Souza Mota, que está respondendo pela vara, a implantação do PJe é um importante passo para a modernização da justiça trabalhista, melhorando a prestação jurisdicional e tornando-a mais acessível aos jurisdicionados.
“Queria mencionar aqui a minha gratidão pela compreensão e entusiasmo por parte dos servidores e advogados que atuam aqui diariamente. Todos estão entusiasmados e comprometidos com os bons resultados que pretendemos buscar com a implantação do PJe”, avaliou o juiz.

História

A Vara do Trabalho de Lavras, município da Região do Campo das Vertentes, distante 240 quilômetros da capital do estado, foi criada em 16 de janeiro de 1989 pela Lei 7729, e tem sob sua jurisdição as demandas trabalhistas também dos municípios de Bom Sucesso, Cana Verde, Carrancas, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Luminárias, Nepomuceno, Perdões, Ribeirão Vermelho e Santo Antônio do Amparo.

Veja também