Preparativos para as eleições do próximo domingo começaram em Lavras

No próximo domingo, dia 2 de outubro, Lavras revive mais uma vez uma nova etapa do seu processo democrático com a realização das eleições. A cidade conta com 71.345 mil eleitores aptos a exercer seu voto e é um dos 5.570 municípios brasileiros a realizar o pleito.

Os preparativos para a realização da votação ganharam impulso essa semana com o treinamento de 924 novos mesários que atuarão na 160ª Zona Eleitoral de Lavras, composta por Ijaci, Luminárias e Ribeirão Vermelho e Lavras, cidade que manterá 776 desses profissionais no dia da eleição. Cerca de 80% dos participantes atuam como voluntários na comarca lavrense.

As 259 urnas eletrônicas já se encontram no Cartório Eleitoral para serem carregadas com dados e lacradas, o que deve acontecer na próxima segunda e terça-feira, dias 27 e 28. O órgão manterá 18 urnas em reserva caso ocorra problemas durante a eleição. O município possui 231 sessões eleitorais, sendo 201 na área urbana e 30 na zona rural. Ônibus credenciados da Prefeitura Municipal devem ajudar aos moradores rurais a se dirigir aos locais de votação.

O leitor que for à sua sessão eleitoral deverá votar primeiramente para o cargo de vereador e em seguida para prefeito. Para votar, ele deve levar seu título de eleitor e um documento de identidade com foto oficial.

Urnas eletrônicas serão preparadas essa semana na comarca eleitoral.
Urnas eletrônicas serão preparadas essa semana na comarca eleitoral.

Aqueles eleitores que já sabem que não poderão votar podem se programar e imprimir o formulário de justificativa (formato PDF), que está disponível no site do TRE (em “Eleições 2016”). O formulário também pode ser obtido no Cartório Eleitoral de Lavras, localizado na avenida Ernesto Matiolli, 1.171, no bairro Jardim Bela Vista.

O chefe do Cartório da 160ª Zona Eleitoral de Lavras, Rafael Romão Campara, informou que espera por uma eleição tranquila e sem incidentes. Ele lembra que os eleitores precisam ficar atentos para evitar ações inoportunas durante o pleito, o que pode configurar crime eleitoral, com penas de reclusão, detenção e pagamento de multa. É o caso de aglomeração e tumulto nas sessões eleitorais (boca de urna) e atrapalhar o exercício de voto de outros eleitores. Por ter menos de 200 mil habitantes, Lavras não terá segundo turno.

No páreo para concorrer ao cargo de vereador há 265 candidatos em Lavras. A Câmara Municipal conta hoje com 17 vagas, o que tem provocado uma disputada acirrada entre os candidatos, tanto entre os que se encontram em exercício de seus mandatos, quanto aqueles que almejavam mostrar o seu trabalho à frente do Executivo.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias