Prefeitura se mobiliza para evitar a proliferação do Aedes aegypti no município

Todos os anos, durante o verão, época com maior incidência de chuvas e altas temperaturas, o risco de contrair a dengue aumenta, já que as características deste período tornam propícia a eclosão de ovos do mosquito. Pensando nisso, a Prefeitura se prepara para desenvolver uma série de ações que serão realizadas em Lavras com o objetivo de evitar a proliferação do Aedes aegypti. A decisão consta no Decreto nº 12.957, de 19 de janeiro de 2016.

A partir da publicação do decreto no Diário Oficial, nesta terça-feira (19/01), a Secretaria de Saúde está autorizada a executar ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti e para a implementação do Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue e Doenças Endêmicas, que terá duração de 90 (noventa) dias, sujeito à prorrogação por igual período.

Trabalho preventivo

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Lasmar Mourão, a medida resulta em mais agilidade por parte do órgão na implementação de medidas emergenciais, dentre elas a contratação temporária de pessoal, desde que devidamente justificada e com a finalidade de atender às atividades do programa; aquisição de equipamentos e materiais; e ainda, convocar servidores de outros setores da administração municipal para o trabalho de combate ao mosquito transmissor.

“Não se trata de uma medida de alarme junto à população, estamos apenas adotando medidas de prevenção contra a doença dentro do município para que não se repitam os números de casos do ano passado em Lavras. É mais uma demonstração que estamos empenhados em combater os focos do mosquito transmissor da dengue no município com todas as armas, envolvendo toda a administração numa grande ação contra o aedes aegypt. Com a medida a gente vai desburocratizar as ações, ganhar agilidade nas tomadas de decisões, aquisição de equipamentos, entre outras. É bom destacar que o próprio Governo Federal decretou estado de emergência em todo o país em relação à dengue. Desta forma, Lavras está em sintonia com as determinações do próprio Ministério da Saúde”, explicou José Mourão.

O secretário destaca que a cidade não está em estado de calamidade em relação à doença, basta ver os números do ano passado neste mesmo período. “Em janeiro de 2015 foram registrados 59 casos em Lavras. Este ano, até agora foram seis confirmados. É preocupante, sim, a doença é preocupante, mas estamos tomando todas as medidas necessárias para que não tenhamos o número de casos do ano passado”, destacou Lasmar.

Ações efetivas de combate ao Aedes aegypti

Entre as ações previstas estão a realização de mutirões, coleta de entulho e visita aos domicílios, entre outras. No próximo sábado, dia 23, haverá mutirão nos bairros Caminho das Águas I, Cidade Nova, Alto dos Ipês, Judith Cândido e Novo Horizonte, de 8h30 às 13h30; dia 30, Lavras estará participando do I Mutirão Regional de Combate ao Mosquito, junto com outros 300 municípios; durante o mês de janeiro, as equipes da de combata à endemias estarão visitando os mais de 47 mil imóveis da cidade para fiscalização e identificação de focos de proliferação do aedes aegypt, repetindo a mesma ação em fevereiro; a partir do dia 15 de fevereiro, uma força tarefa estará percorrendo todos os bairros da cidade para recolher entulho, dentro de um cronograma que será definido previamente.

Contratação de pessoal

Em relação ao efetivo pessoal, o secretário explicou que o município estará realizando processo seletivo para a contratação de 20 novos agentes de combate à endemias que vão se somar aos 60 servidores já contratados para este serviço, além da parceria com a coordenadoria dos PSFs para um trabalho de orientação à população durante as visitas às residências da cidade.

Mourão lembra que o combate à dengue é feito por meio do controle da proliferação do mosquito, e para isso é preciso adotar algumas medidas, como evitar água parada, verificar se a caixa d’água está bem fechada, manter a casa limpa, colocar telas nas janelas e sempre embalar o lixo. Assim, as ações só terão sucesso se houver parceria entre o poder público e todos os proprietários comerciais, residenciais, de lotes e terrenos baldios e/ou quintais.

Drones irão auxiliar na fiscalização

A partir da próxima semana, o trabalho de combate à dengue ganha um aliado importante. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um drone para auxiliar no combate aos focos do mosquito transmissor da doença. O equipamento irá facilitar a identificação de criadouros do aedes aegypt que muitas vezes as equipes em terra não tem condições de visualização, como caixas d’água, calhas, telhados, etc.

O trabalho terá o reforço ainda de um segundo drone, este cedido por um empresário em Lavras para o trabalho durante este período crítico da doença, incluindo o operador do equipamento.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias