Prefeitura realiza Semana de Prevenção e Combate à Leishmaniose

Dos dias 10 a 16  de Agosto, será realizada em Lavras a “Semana de Prevenção e Combate à Leishmaniose”,com objetivo de  conscientizar a população sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito-palha, transmissor da doença. As ações, serão  realizadas pela Vigilância em Saúde (Vigilância Ambiental), e contam com a parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A programação começa nesta segunda-feira (10) com  distribuição de panfletos na praça Dr Augusto Silva, das 8h às 12h. A ação ocorre  nos mesmos horários na terça e quarta-feira  na praça Dr. Jorge,  e na quinta e sexta na praça da Estação.

No domingo,(16), acontecerá uma manhã de panfletagens e orientações na praça Dr. Augusto Silva, das 8h às 12h.  Neste dia também serão realizados 50 testes rápidos (DPP), para diagnostico da leishmaniose visceral canina. O proprietário do animal deverá apresentar cópia do comprovante de endereço.

A programação também conta com palestras nas escolas:

 10/08 (Segunda-feira)

15h30

Escola Estadual Cristiano de Souza

 11/08 (Terça-feira)

13h

Colégio Adventista – FADMINAS

14h

Centro Educacional NDE/UFLA

 12/08 (Quarta-feira)

13h

Gralha Azul

 13/08 (Quinta-feira)

8h

Escola Logosófica de Lavras

13h

E.E. Cinira de Carvalho

14/08 (Sexta-feira)

12h45

E.E. João Batista Hermeto

13h

E.E. Dora Matarazzo

16h

E.E. Firmino Costa

A leishmaniose visceral canina é uma doença grave que acomete vários mamíferos, transmitida por um protozoário conhecido como “mosquito palha”. O contágio em cães e no homem ocorre através da picada do inseto infectado.

O cão é considerado um importante reservatório do parasita pela sua proximidade com o homem e constitui o principal elo na cadeia de transmissão de Leishmaniose visceral nas zonas urbanas. O contágio ocorre somente pela picada da fêmea infectada do “mosquito palha”.

Quando os animais desenvolvem a doença podem apresentar os seguintes sintomas: apatia; perda de apetite; emagrecimento rápido; feridas na pele, pelos opacos; crescimento anormal das unhas; aumento abdominal; problemas oculares; diarréia; vômito e sangramento intestinal.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias