Prefeitura realiza mobilização pela limpeza do ribeirão da Zona Norte

Publicado em 28/05/2015

3

Conscientizar a população sobre a importância de conservar limpo o Ribeirão Vermelho, no trecho que começa na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e passa pela Zona Norte. Esta é a prioridade de uma mobilização social que será realizada neste sábado (30/05), das 9h às 12h, na Rua dos Expedicionários, bairro Esplanada, na Zona Norte. Serão distribuídos panfletos orientando a população para não jogar lixo e dejetos no ribeirão.

Em dezembro de 2014 a Secretaria de Obras realizou todo o trabalho de limpeza do ribeirão. Foi feita a retirada da vegetação do leito e do entorno, que poderia impedir o fluxo normal da água. Também foram recolhidos os resíduos que prejudicavam o escoamento da água.

Além da mobilização, haverá a aferição da pressão arterial e orientações de saúde para prevenir a coqueluche, meningite, hipertensão, entre outras doenças.

O combate à dengue também será abordado na mobilização. O representante do setor Dengue do município, Diego Ramos, realizará uma palestra com o tema “Prevenção à Dengue”. Além disso, os agentes de endemias da Vigilância em Saúde visitarão algumas residência para orientar os moradores sobre as medidas necessárias para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Será realizado ainda um mutirão de limpeza, tratamento do bairro., e exposição de larvas do mosquito da dengue, para que a comunidade aprenda a identificar e se conscientize sobre importância de eliminar os focos de dengue de dentro de suas casas. A programação inclui orientações sobre uma alimentação saudável.

A comunidade também receberá orientações sobre o controle e prevenção de escorpiões e pombos e sobre a importância da guarda responsável de animais. Haverá ainda uma divulgação da campanha de vacinação antirrábica.

Estarão presentes ainda os funcionários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Eles orientarão a população sobre o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família ( PAIF), além do acompanhamento, encaminhamento, informações e orientações à grupos, famílias e indivíduos sobre benefícios, projetos e programas sócios assistenciais –  Bolsa Família; Tarifas Sociais; Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS); Benefícios eventuais; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e serviços sócio educativos para famílias e grupos intergeracionais – grupos de convivência; grupos de convivências para idosos; aulas de violão; cantinho da leitura; artes em reciclagem; oficina temática; capoeira; atividades físicas; aulas de karatê; artes em crochê; tricô;ponto cruz; biscuit; pinturas; pano de prato, entre outros.

A Ouvidoria Participativa – projeto que promove o estreitamento na relação entre a população e os órgãos municipais, montará uma tenda para escutas e registrar as demandas dos moradores.

O evento será realizado por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Obras, Meio Ambiente e Saúde – Vigilância em Promoção e Situação de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental.

Veja também