Prefeitura realiza ação preventiva contra a febre maculosa

9

Monitorar a área onde já houve suspeita de febre maculosa para prevenir o aparecimento da doença no município. Foi com estes objetivos que a Vigilância em Saúde realizou a coleta de carrapatos nas proximidades do rio Capivari, na BR-265, próximo à comunidade dos Coqueiros nesta terça-feira (07/07). As amostras coletadas foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, para a análise do sangue e identificação das espécies presentes em maior quantidade na região – se são transmissores da febre maculosa (carrapato-estrela) e se já existe algum carrapato contaminado pela doença.

O trabalho de monitoramento é realizado somente em áreas onde já houve suspeita de febre maculosa. Após a análise do laboratório, a Superintendência Regional de Saúde, de Varginha, de posse dos resultados, definirá se serão adotadas novas ações pela Vigilância em Saúde do município no local.

O serviço foi realizado por meio da “técnica do arrasto”, empregada em áreas abertas como campos e pastagens, amplos jardins e parques. Os técnicos utilizaram um coletor de flanela de cor clara, com dimensões de 1,5 metro por 0,90 m de largura, e percorreram toda a área lentamente. Todas as espécies que subiram no coletor foram rapidamente capturados com pinça e colocados no frasco.

A ação foi realizada por quatro agentes de endemias, com o apoio de pós-graduandos do departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Varginha.

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela, que pode ser encontrado em animais de grande porte (bois, vacas, capivaras); cães; aves domésticas e roedores. Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.

A doença se manifesta abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta; dor no corpo; dor da cabeça; inapetência; desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, que crescem e tornam-se salientes.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias