Prefeitura lança o programa Mão Amiga

Publicado em 25/08/2015
O prefeito, Silas Costa Pereira, reforçou o compromisso da gestão com as políticas anti-drogas e bem estar da população

Nessa segunda-feira (24), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou o programa municipal “Mão Amiga”, que faz abordagem com o dependente químico em tratamento e com pessoas em situação de rua. O lançamento foi marcado pela presença de autoridades e pela entrega da chave do carro que será utilizado no programa .

O “Mão Amiga” pretende vincular-se ao já existente “Aliança pela Vida” – programa estadual de política sobre drogas – e se mostra pioneiro em algumas de suas propostas como, por exemplo, a de um atendimento itinerante nas comunidades terapêuticas realizado por uma equipe multiprofissional, que conta com assistente social, enfermeiro, psicólogo e motorista.

Pensando não só no âmbito terapêutico, mas também no preventivo, o programa ainda visa abranger pessoas em situação de rua, entendendo que tal circunstância expõe estes indivíduos a uma série de riscos, entre eles, o uso de drogas. Nesse sentido, trabalhará com a abordagem, acolhimento e encaminhamento devido, sob uma perspectiva intersetorial e interinstitucional, considerando as demandas apresentadas pelos sujeitos atendidos pelo programa.

Em seu pronunciamento, o prefeito Silas Costa Pereira reforçou o compromisso da atual gestão com as políticas públicas anti-drogas. “Mesmo em tempos de crise, precisamos sempre buscar novas alternativas para promover o bem estar da população” – disse o prefeito.

Em outubro Lavras irá sediar um evento de referencia no setor: o 1º Encontro Regional de Políticas Sobre Drogas, que reunirá 100 cidades mineiras e que terá a presença do secretário nacional de Políticas Sobre Drogas, Victor Maximiliano, além de dezenas de prefeitos.

Participaram do lançamento o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Vieira; o subsecretário estadual de Políticas Sobre Drogas, Rafael Miranda; o representante da Câmara Municipal, vereador Elias Freire Filho (Lila); a coordenadora da Atenção à Saúde Mental, Mírian Murad; o chefe do departamento de Polícia Civil, Dr Gustavo Henrique Magalhães Mazoli; o delegado regional de Polícia Civil, Dr Roberto Alves Júnior; e o representante da polícia militar, capitão Leonardo de Freitas Raimundo.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Lavras

Veja também