Prefeitura inicia limpeza nos ribeirões e córregos de Lavras

 

 

Com a chegada do período chuvoso a partir de outubro, o risco de enchentes e inundações aumenta e devido a isso, a Prefeitura de Lavras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está intensificando o trabalho de prevenção desde já, com a limpeza dos ribeirões e córregos que cortam a mancha urbana da cidade.

O objetivo deste trabalho, que envolve homens e máquinas, é a prevenção de enchentes, sobretudo na Zona Norte, onde se concentram e deságuam todos os ribeirões da cidade, esse trabalho de limpeza nos ribeirões é feito desde 2017, com maior intensidade nesta época do ano.

Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também a Secretaria Municipal de Obras, retiram galhos, corrigem o fluxo d’água dos córregos que deságuam nos ribeirões, capinam, desobstruem as partes estranguladas por terra e areia. Além disso, todo o mato, galhos e outros dejetos ao redor das margens estão sendo retirados há alguns dias de forma manual e por máquinas.

A limpeza está sendo realizada nos ribeirões dos Torres, Lavrinhas e Vermelho, cursos d’água que correm e se encontram na Zona Norte, aumentando consideravelmente o volume de água do ribeirão Vermelho, que ainda recebe às águas do ribeirão do Matadouro, que corta a Avenida Vaz Monteiro, próximo a igreja Nossa Senhora Auxiliadora.

Segundo os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma das grandes preocupações é o lixo que parte da população joga nos cursos de água e também o lixo jogado nas ruas, que é carreado para os ribeirões. Por isso, é importante que todos façam sua parte!

Estas ações de limpeza e manutenção preventiva, aliadas ao extenso programa de recuperação e construção de drenagem pluvial, onde já foram empregados mais de dois milhões de reais, tem garantido os menores indicies de alagamento em Lavras nos últimos anos.

*Diretoria de Comunicação Social – Governo Municipal de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias