Prefeitura inicia atendimento para pacientes com suspeita de dengue nas barracas do Exército

4

 

Com o objetivo de reforçar as ações de combate à dengue no município, a Prefeitura de Lavras, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará nesta quinta-feira (07/05), a partir de 7h, os atendimentos para os pacientes com suspeita de dengue nas barracas do Exército, na Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo – Selt – rua João Pomárico, s/nº, bairro Pe. Dehon.

A medida foi tomada em razão da epidemia na cidade e do decreto de estado de emergência no município pelo prefeito Silas Costa Pereira, no dia 24 de abril. O prefeito declarou guerra à dengue e todos os esforços estão concentrados em acabar com os focos da doença no município. Nesta quarta-feira, o prefeito Silas Pereira e o secretário de Saúde, Leandro Moretti, visitaram o local e acompanharam a finalização de toda a infraestrutura para o início dos atendimentos.

O trabalho de atendimento envolve consultas, exames e hidratação. A partir desta terça feira os pacientes que tiverem com suspeita de dengue deverão procurar, inicialmente, pelos atendimentos que serão realizados na Selt. A meta da Secretaria de Saúde é, também, aliviar o trabalho das unidades de saúde no município.

Na primeira tenda será realizada a triagem. Na segunda, a coleta de exames e atendimento médico, e na terceira a hidratação e medicação dos pacientes. A equipe de profissionais conta com dois médicos, quatro enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de saúde do município – Unidade Regional de Pronto Atendimento (URPA) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF’s), além de dez estagiários de enfermagem e técnicos de enfermagem da UNILAVRAS. Cinco atiradores do Tiro de Guerra vão dar apoio a todo o trabalho.

A Secretaria de Saúde também disponibilizará uma ambulância, para o transporte de pacientes em estado mais grave, e um veículo para transporte de exames e resultados da Selt até a Unidade Regional de Pronto Atendimento (URPA).

O último levantamento aponta 3.963 notificações e 1.278 casos confirmados da doença na cidade. A Prefeitura também enviou na semana passada à Câmara Municipal um projeto de lei para multar as residências reincidentes nos focos do mosquito transmissor.

O município também atua em várias outras frentes contra a doença: a força-tarefa da limpeza, iniciada em abril, prossegue em várias ruas e avenidas da cidade. Desde o início do ano já foram realizadas 32 palestras nas escolas; 27 mutirões; 107 tratamentos com a bomba motorizada costal em residências e pontos estratégicos; 226 pulverizações de fumacê nos bairros e 32 caminhões de lixo retirados nos mutirões. Mais de 166 mil focos da dengue foram eliminados e mais de 8.400 depósitos foram tratados, como piscinas e caixas d’água. Além disso, pelo menos 400 proprietários de lotes sujos já tiveram multas protestadas em cartório.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias