Prefeitura de Lavras divulga Balanço da Dengue e ações realizadas no município

dengue2

A Prefeitura Municipal de Lavras divulgou nesta segunda-feira (08), o número de notificações e de casos confirmados de  dengue em Lavras até o momento. Desde semana passada é possível perceber uma  diminuição de atendimentos de casos da doença  nas unidades de Saúde do município. Ao todo até esta segunda-feira (08), foram 6.071 casos notificados e 2.433 casos confirmados da doença.Na última semana eram 5.813 notificações e 2.278 casos confirmados, um aumento de 155 novos casos, menos de um caso  por hora na cidade.

Ainda de acordo com a prefeitura, o número acumulado de casos desde o início do ano ainda cresce, em razão da tabulação lenta registrada no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN), que apresenta congestionamento, já que é utilizado ao mesmo tempo por municípios de todo o país. São casos que já aconteceram e cujos pacientes já se curaram da doença, já que o período médio de incubação da doença até sua completa recuperação dura de 7 a 10 dias.

 Ações

Agentes Mirins

Mesmo com a chegada do frio e do número de registros de casos de dengue em queda, a Prefeitura seguirá na luta cotidiana contra a doença e também contra a leishmaniose. A partir da idéia de que os jovens são excelentes multiplicadores de informações para os pais e pessoas que convivem com eles na escola e vizinhança, a atual gestão criou o programa “Agentes Mirins”. O objetivo é capacitar os estudantes para difundirem informações sobre as medidas necessárias para prevenir doenças de notificação compulsória, como a dengue e a leishmaniose.  A capacitação será realizada nesta quarta-feira (10/06), às 14h, no auditório da Prefeitura.

Participarão do projeto cerca de 50 alunos do 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental de sete escolas municipais: E.M. Álvaro Botelho; E.M. Umbelina Azevedo Avelar; E.M. Itália Cautieiro Franco (CAIC); E.M. Paulo Menicucci; E.M. Francisco Sales; E.M. Doutora Dâmina e E.M. Padre Dehon.

Projeto “Lavras sem Dengue”

Impulsionar a geração de inovações de alto impacto na área da saúde de Lavras, por meio da participação social, buscando ideias para subsidiar projetos de combate à dengue no município. Este é o objetivo do projeto Lavras Sem Dengue, que será lançado nesta terça-feira (09/06), às 19h, no auditório da E.M. Doutora Dâmina.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Saúde com a Plataforma de Software PrêmioIdeia, e junto com ela serão desenvolvidas ações de capacitação, monitoramento e orientação estratégica para gestão da inovação no setor público.

A parceria beneficiará a Prefeitura com soluções inovadoras, tais como redução de custos; melhoria da qualidade de atendimento; melhoria de procedimentos internos de setores; redução de burocracia no atendimento; criação de novos serviços ou produtos; melhoria na qualidade de vida, além de outros mais específicos, como redução da violência, redução de gastos públicos, entre outros.

Novo Horizonte recebe mutirão de limpeza dos agentes de endemias

De acordo com o cronograma da Vigilância em Saúde, a partir desta segunda-feira (08) os agentes de endemias estarão no bairro Novo Horizonte, para orientar os moradores sobre as medidas necessárias para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. As ações vão até sexta-feira (12), dia em que é realizado o mutirão ampliado da semana: um grande bota-fora, com a limpeza do bairro por meio da capina, varrição, além da retirada de entulhos com o apoio de um caminhão.

Na próxima semana, as ações acontecrão no bairro São Vicente, que encerrarão o cronograma de mutirões semanais definido pela Vigilância em Saúde. A partir de julho os mutirões serão realizados mensalmente, em datas que serão definidas pela Vigilância em Saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias