Prefeitura apresenta Planejamento Estratégico Sustentável com série de melhorias para Lavras

 

A Prefeitura de Lavras apresentou nesta segunda-feira (16) o novo modelo de Planejamento Estratégico Sustentável para os próximos quatro anos no município. O trabalho foi realizado pela empresa de consultoria da Fundação Dom Cabral.

A solenidade, que correu no auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), contou com a presença da prefeita e do vice-prefeito, Jussara Menicucci de Oliveira (foto) e Rodolfo Rodolpho Wilson Crepaldi, do presidente da Câmara Municipal, Ubirajara Cassiano Rocha (Bira), a reitora do Unilavras, Prof.ª Christiane Amaral Lunkes Argenta, vereadores, secretários e representantes da sociedade civil. O evento segui todos os protocolos de segurança devido à pandemia.

O projeto é dividido em quatro etapas:  Escuta Ampliada; Planejamento Estratégico; Revisão da Estrutura Organizacional e o Plano de retomada da economia, tendo por base os elementos de missão, visão e valores. A ideia é construir uma gestão de governança colaborativa em parceria com iniciativa pública e privada.

O Planejamento Estratégico para uma Gestão Sustentável tem como gerente Denise Leite,  a coordenação executiva de Patrícia Saliba e a participação das professoras Luiza Barreto, atual Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de MG, e Renata Vilhena.

Segundo Denise Leite, foi feito toda uma restruturação no organograma do município para que o plano pudesse ser implantado. A pesquisa para a realização do mesmo ouviu instituições, parceiros estratégicos, servidores, entre outros. O passo-a-passo da implantação do projeto será acompanhado pela Fundação Dom Cabral.

Rede de ações

Um dos destaques é o programa Avança Lavras, que pretende dinamizar o processo de execução de obras públicas no município, como a construção de escolas e centros de saúde, duplicação de vias públicas, recapeamento e asfaltamento de ruas, entre outras ações.

Outro destaque é o Saúde 4.0, que visa implantar um prontuário eletrônico, a fim de gerar maior segurança e dinamismo para o atendimento público de saúde na cidade.  Já o programa Lavras Iluminada buscará substituir todas as lâmpadas de mercúrio dos postes de iluminação pública por lâmpadas de LED, além de investir na manutenção e qualidade do serviço.

O Centro de Recuperação dos Negócios visará traçar novos planos para desburocratizar o processo de atrair empresas para a cidade, ao mesmo tempo que terá como meta apoiar novos investimentos para a retomada do crescimento econômico no momento pós-pandemia. O novo modelo de gestão também inclui reestruturação dos cargos comissionados e das secretárias, que passam a contar com um total de 11.

“Queremos uma gestão transparente e moderna. Queremos que a população participe das ações. A cidade será beneficiada com recursos que garantirão uma educação de qualidade e novos empregos. Vamos trabalhar duro para isso”, afirmou a prefeita Jussara Menicucci.

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias