Prefeitura adere ao movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida

14/05/2015

4

A Prefeitura aderiu ao movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que busca conscientizar a população para que sejam evitados acidentes e que haja um trânsito seguro em qualquer situação. Nesta sexta-feira (15/05) será realizada a partir das 13h uma ação na “ilha”, entre as praças Leonardo Venerando Pereira e Dr. Augusto Silva. Haverá a divulgação do movimento por meio de folhetos e a conscientização da comunidade com o apoio de instituições parceiras – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SEST SENAT.

Até o fim de maio os agentes de trânsito usarão o símbolo do movimento, um laço amarelo, como forma de divulgação da ação para toda a comunidade. O Maio Amarelo também será levado para dentro das escolas, por meio do Programa Rumo Certo, com aulas lúdicas, dinâmicas e participativas de educação para o trânsito.

As ações no município serão desenvolvidas por meio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito e Programa de Educação para o Trânsito (EDUCAT).

O mês de maio foi considerado como propício para este movimento por reunir algumas comemorações – Semana Mundial de Segurança do Pedestre; a Semana Global das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito e o lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

A ideia de se utilizar a cor amarela é aplicar a tática bem sucedida do “Outubro Rosa” – para reflexão sobre o câncer de mama – e o “Novembro Azul” – de combate ao câncer de próstata. Além disso, a cor amarela simboliza a sinalização de advertência no trânsito. A escolha do laço como símbolo da campanha vai ao encontro da necessidade de se tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia, para que o cidadão se conscientize da gravidade deste problema.