Prédio do Instituto Presbiteriano recebe iluminação especial no Outubro Rosa

Todos os anos, o mês de outubro é visto como uma importante data para a luta contra o câncer de mama.  A campanha “Outubro Rosa” é um dos principais movimentos mundiais que visam trazer à tona a importância do cuidado com a saúde, especialmente feminina.

Por esse motivo, o Instituto Presbiteriano Gammon aderiu à campanha, sendo que o principal prédio da instituição mudou de cor em apoio a essa causa. Para a instituição, que completou 150 anos, “a luta contra o câncer de mama deve ser constante e intensa”.

Origem

O “Outubro Rosa” é o nome da campanha mundial em favor da conscientização para o controle do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença que mais atinge brasileiros. Estima-se que em 2019 ocorreram 59.700 novos casos da doença. A taxa de mortalidade no mundo está perto de 14 óbitos para cada 100 mil mulheres ao redor, de acordo com dados do próprio INCA divulgados em 2015.

O movimento do Outubro Rosa nasceu no começo dos anos 1990, com a ideia desenvolvida pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma das principais instituições no combate ao câncer de mama nos Estados Unidos.

A ideia espalhou-se pelo mundo e alcançou diversos países, que investiram pesado em propagandas e ações para a conscientização a respeito desse tipo de doença. O símbolo oficial do Outubro Rosa, usado mundialmente, é um laço rosa. A simbologia do laço já é mundialmente conhecida como um alerta.

Os primeiros usos dos laços como símbolos de luta e conscientização vieram dos ativistas da luta contra a AIDS começaram a usar o laço vermelho, que simbolizaria a paixão e o sexo. Anos depois, na Corrida pela Cura, organizada pela já citada Fundação Susan G. Komen, adotou-se a mesma ideia, mas colocou-se a fita rosa. A cor acabou ganhando significado mundial da luta contra o câncer de mama.

 

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