Pré-inscrições para novas turmas do curso CapCAR vão até 19/1

Publicado em 15/01/2016

Dando continuidade à formação de facilitadores para inscrição de imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), está aberto novo período de pré-inscrições para os interessados em participar do Curso de Capacitação (a distância) para o CAR (CapCAR), ofertado peloServiço Florestal Brasileiro/Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). O prazo final para realização da pré-inscrição, que anteriormente estava previsto para 15/1, agora tem nova data: 19/1. Mais de 31 mil pessoas já realizaram o curso.

No período atual, são ofertadas dez mil vagas, divididas em quatro turmas, sendo uma parte delas reservadas a profissionais de órgãos públicos de meio ambiente, extensão rural, associações/cooperativas, sindicatos e federações rurais. A outra parte pode ser pleiteada pelos diferentes segmentos sociais. Após a pré-inscrição, o candidato selecionado receberá e-mail, com antecendência mínima de cinco dias, para que efetive sua matrícula no curso. As atividades têm início previsto para 25/1.

Para se candidatar a uma vaga é necessário ter ensino médio completo, ter mais de 18 anos, possuir conhecimentos básicos em informática (incluindo uso das ferramentas de navegação na Internet, edição de textos e ferramentas como o Google Earth), comprometimento com a execução das atividades e dedicação de 40 horas semanais.

Há também requisitos tecnológicos e de conexão com a Internet, para que as atividades possam ser realizadas a distância. As informações completas estão disponíveis emhttp://www.ufla.br/capcar/, endereço em que também a pré-inscrição pode ser efetivada.

O CapCAR contempla apenas a Plataforma de Cadastro Nacional do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) , não tratando das plataformas próprias estaduais de inscrição no CAR (Bahia -BA, Espírito Santo – ES, São Paulo – SP, Pará – PA, Mato Grosso do Sul – MS e Tocantins –TO). Realizando integralmente as atividades, com aproveitamento adequado, os participantes recebem certificado emito pela UFLA.

O Sicar permite a inscrição de imóveis rurais no CAR, dando continuidade às ações de fomento e apoio à implementação da Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal). Foi desenvolvido na UFLA, pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), a convite do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.

Veja também