Praça Zumbi dos Palmares é reinaugurada em Lavras

Publicado em 22/11/2021

 

 

O Governo de Lavras reinaugurou neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, a Praça Zumbi dos Palmares, localizada na rua Cristiano Silva, no bairro Vila Vilela. A data faz memória do falecimento do líder negro que viveu em Alagoas (AL), entre 1655 e 1695, e que dá nome ao local.

A solenidade de reinauguração contou com as presenças da prefeita Jussara Menicucci de Oliveira, do secretário da Secretária de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (SELTC), Rodrigo Pacheco, dos membros do Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial, dos representantes das escolas da rede municipal e estadual e participantes do Coletivos Negros de Lavras.

Os vereadores Zeca do Salão, Carolina Coelho Silva dos Reis e Rose Oliveira também marcaram presença no ato, que foi antecedido por dois cortejos. Uma frente saiu da Igreja do Rosário e outra do Quilombo Urbano São Benedito e do Castelo de São Jorge Nagô, ambos localizados na Alfredo Marani. Os grupos se encontraram no local.

A Praça Zumbi dos Palmares também é onde e se localiza o tradicional Cruzeiro. Erigido em 1869, ele passou por várias reconstruções, sendo a atual datada de 1956. O espaço é um dos marcos da cultura e da religiosidade populares na cidade.

Um dos pontos altos do evento foi a tradicional lavagem do Cruzeiro. Sob o comando do Babalorixá Pai Thalysson e da Ialorixá Mãe Lili, a cerimônia, que é realizada todos os anos, foi acompanhada pelo ritmo dos tambores e os cantos dos membros da comunidade.

Além da reforma dos bancos e da nova pintura, a praça recebeu o plantio de mudas de plantas de origem africana, como Espadas de São Jorge e babosas, que resgatam as origens ligadas à cultura africana.

Veja também