Possato pede solução para problemas de segurança e infraestrutura nas feiras livres

 

 

O vereador Marcos Possato esteve reunido nessa terça-feira, dia 10, com representantes da Associação dos Feirantes de Lavras para discutir as reivindicações da categoria.

Nas últimas semanas, feirantes do Mercado Municipal e da Praça Dr. Jorge têm sofrido com a ação de ladrões que costumam praticar roubos nas feiras livres. Segundo os empresários do setor, a situação se tornou insustentável nas últimas semanas.

A reportagem do site Lavras 24 Horas ouviu ao menos quatro feirantes que foram alvo de furtos. Eles relataram que os ladrões levaram um engradado de cerveja, pacotes de café, caixa registradora, um capacete, uma carteira contendo documentos e dinheiro, entre outros objetos. Todos os casos aconteceram em várias situações distintas. A tática usada pelos ladrões é a mesma: eles esperam um momento oportuno de distração dos feirantes entretidos com os clientes para praticarem os furtos.

O presidente da Associação dos Feirantes de Lavras, Mozart Scarassatti, afirmou que já solicitou a Prefeitura de Lavras para solucionar o problema da falta de policiamento no Mercado Municipal e na Praça Dr. Jorge durante as feiras livres, mas não foi atendido. Ele disse que ambos os locais costumam ser frequentadas por pedintes e andarilhos que constrangem tanto os feirantes como os consumidores com ameaças ao não serem atendidos quando pedem produtos ou dinheiro.

Scarassatti disse também que há suspeita de que usuários de drogas e álcool também atuem no Mercadão Municipal durante a feira, bem como de ambulantes que comercializam frutas, mas não seriam cadastrados pela Prefeitura Municipal.

Onda de furtos tem assutado feirantes.
Onda de furtos tem assutado feirantes.

Na semana passada, a feirante lavrense Tatiany Aparecida Ribeiro teve sua bolsa com documentos e medicamentos para seu filho furtados. O material estava no veículo usado por ela durante a realização da feira da Praça Dr. Jorge. Ele chegou a pedir ajuda à imprensa para reaver seus documentos, mas nada foi encontrado. Os feirantes também pedem a colocação de um banheiro químico no local, que foi retirado da feira por falta de verba.

Autor do Projeto de Lei que transformou Associação dos Feirantes de Lavras em órgão de utilidade pública, Possato afirmou que pretende cobrar da Prefeitura Municipal  para que seja recolocado o banheiro químico no local e também a presença de policiamento durante as feiras livres.

“O que estamos vendo é uma vergonha. Esses feirantes pagam impostos, geram renda e emprego para o município, mas estão sendo tratados com descaso pela atual administração municipal. É preciso que algo seja feito em favor da categoria. É o que pretendo fazer nos próximos dias”, disse Possato.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias