Polícia Militar dá dicas de segurança para aproveitar o Carnaval com tranquilidade

Foto extraída do Facebook da PM
Foto extraída do Facebook da PM

A Polícia Militar está divulgando através de toda imprensa e também pelas redes sociais, uma série de dicas para que a população se divirta ou faça uma viagem de forma tranquila neste feriado prolongado de carnaval. São cuidados que se deve ter com a residência, com o carro, com os locais de festa e com as crianças. Confira abaixo algumas.

DOCUMENTOS E CELULAR

A carteira e o celular são os alvos mais fáceis para os infratores em locais de grande concentração de pessoas. Nunca leve todos os seus documentos para o local da festa. Se o fizer, coloque a carteira e o celular nos bolsos da frente. Carregue consigo apenas o necessário, como uma carteira de identidade ou de Habilitação e o dinheiro que for precisar. Se possível, deixe o celular em casa.

CRIANÇAS

As crianças devem ser transportadas no banco traseiro, de acordo com as normas de segurança do trânsito. Nunca deixe, de forma alguma, crianças trancadas sozinhas em casa. Evite levar crianças de colo para locais de grande aglomeração de pessoas. Coloque nos bolsos das vestes das crianças dados importantes em caso de perda, como nome, endereço, telefone ou use pulseiras identificatórias no braço dos pequenos.

CUIDADOS COM BEBIDAS E DROGAS

Evite o consumo excessivo de álcool. Não beba quando for dirigir, nem dirija quando beber. Sempre diga NÃO ÀS DROGAS! Pais orientem seus filhos para nunca experimentarem drogas. Nunca faça a ingestão de alimentos ou bebidas oferecidas por estranhos.

VEÍCULOS

Evite ir de carro, se for utilize a carona solidária e nunca entregue o carro à uma pessoa inabilitada ou que tenha feito uso de bebidas alcoólicas ou drogas. Respeite a Lei Seca. Não utilize o telefone celular com o veículo em movimento. Não dê e nem aceite carona de pessoas estranhas. Utilize sempre o cinto de segurança. Não deixe objetos de valor expostos no veículo. Motociclista, antes de ligar sua motocicleta, coloque o capacete.

CASA

Se for viajar avise um vizinho de confiança, e mantenha contato para saber se está tudo bem. Não deixe cadeado do lado de fora do portão. À noite peça alguém para acender as luzes internas da casa. Se quiser avise à PM que irá se ausentar e deixe seu endereço.

Lembre-se: “A Segurança Pública é obrigação do Estado, mas é responsabilidade de todos (Artigo 144 da Constituição Federal)”.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias