PM aplica multa de mais de 100 mil por crime ambiental em Luminárias

A Polícia Militar realizou uma grande operação no município de Luminárias ontem (28) visando coibir a degradação ambiental e os impactos negativos na vida dos trabalhadores da extração mineral de quartzito.

Ao todo, foram apreendidos doze caminhões, dois tratores pá carregadeira, um trator empilhadeira, um trator comum, um trator de esteira, 12 máquinas de corte de pedras e 83,94 metros cúbicos de pedras beneficiadas.

Foram aplicadas R$ 129.939,54 em multas ambientais e quatro pessoas foram presas.

A extração deste mineral, que é beneficiado e vendido em forma de placas amplamente utilizadas na construção civil, deixa uma marca profunda no meio ambiente. Para se chegar à jazida é removida a porção de terra e vegetação por sobre ela, o rejeito da mineração é lançado de forma indiscriminada aumentando o passivo ambiental e a falta de uso de equipamentos de proteção individual deixa os trabalhadores expostos a níveis elevados de particulados, o que pode causar a tão temida “silicose”.

Assim, os policiais de meio ambiente, durante a vistoria em diversos empreendimentos, autuaram quatro deles por falta de licenciamento ambiental, falta de autorização para funcionamento além de outros. O material apreendido ficou com depositário fiel devido a logística para remoção. Os envolvidos foram levados para a Delegacia de Lavras.

A Polícia Militar de Minas Gerais é a legítima representante da sociedade mineira na defesa do meio ambiente.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias