Acionados via 190, a equipe do Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras deslocou ao município de Itumirim para atendimento de ocorrência de maus tratos a animal doméstico.
Ao chegarem no local, a equipe tomou conhecimento de que mãe e filho teriam agredido uma cadela boxer no interior da residência onde moravam. Posteriormente, o filho teria levado a cadela para uma área de mata, amarrando-a com uma corda, de maneira que iniciou a agressão com pauladas, até que o animal permanecesse desfalecido ao solo. Assim, o autor, entendendo que a cadela estava morta, lançou-a na mata e retornou para sua casa.
A equipe, de posse das informações, foi ao local dos fatos e, após rastreamento, conseguiu localizar a cadela com vida, mas com muitos ferimentos na região da cabeça e com proptose ocular. De imediato, foi dado voz de prisão em flagrante delito aos autores pelo crime de maus tratos a animal doméstico, sendo então conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Lavras após acionamento da perícia técnica.
A cadela, identificada como “Brisa”, foi recolhida pela equipe policial e, com o apoio da protetora lavrense Daia, foi encaminhada a uma clínica veterinária em Lavras para atendimento e demais cuidados.
A PMMG esclarece que praticar ato de maus-tratos, além de incorrer em infração com previsão de multa, configura Crime Ambiental, com pena de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos quando se tratar de cão ou gato.
Informações para ajuda @daiaprotetora




