Polícia Ambiental e Ufla resgatam onça suçuarana

 

Na tarde de ontem (11/05/2021), a Polícia Militar do Meio Ambiente, juntamente com o Departamento de Medicina Veterinária da UFLA realizaram o resgate de uma onça suçuarana na zona rural de Campo Belo. Além desse resgate, foi feita a reintrodução de um furão no ambiente natural, após ter sido tratado de ferimentos provocados por atropelamento.

O grupamento de meio ambiente da cidade de Campo Belo recebeu a solicitação de resgate de uma onça que havia sido capturada por moradores da zona rural. O animal estava promovendo ataques a criação de galináceas da propriedade e foi contido através de uma armadilha. De imediato foi acionado o apoio de uma equipe da PM MAmb de Lavras e da equipe do Departamento de Veterinária da UFLA.

O animal, uma fêmea jovem, apareceu na propriedade há alguns dias e devido à escassez de alimento natural, foi atraída pelas criações da propriedade, vindo a abater algumas galinhas para se alimentar. Assim, diante da ameaça o produtor rural, teve a ideia de fazer a captura do animal e acionamento da Polícia Militar Ambiental.

A onça foi sedada e encaminhada para avaliação complementar no Hospital Veterinário da UFLA. Tão logo esteja em condições de saúde, será reinserida ao habitat natural, onde possa estar segura e possua condições de vida sem contato com o ser humano.

Além da contenção da onça, foi realizada a soltura de um furão que havia sido atropelado e tratado pelos médicos veterinários do Hospital Veterinário da UFLA. O Furão é um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos. Existem diversas espécies de mustelídeos, sendo a mais conhecida o furão-doméstico “Mustela putorius furo”.

A devolução dos animais selvagens ao seu habitat natural contribui para o equilíbrio ecológico natural. Toda espécie tem sua devida função ecológica e o seu declínio provocado pelo homem causam problemas incalculáveis. Não permita que sejam capturados ou abatidos animais selvagens.

Havendo informações sobre a presença de animais silvestres, tome todos os cuidados necessários, e evite aproximação. Acione um dos órgãos competentes como a Polícia Militar de Meio Ambiente, Bombeiros Militares, IEF e IBAMA.

Informações ou denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected].

Polícia Militar de Meio Ambiente: trabalhando para instruir, proteger e preservar!

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias