PMMA traz alerta sobre o período de calor, riscos iminentes e cuidados necessários

 

 

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras/MG vem alertar à população sobre o período de altas temperaturas por qual estamos passando nos últimos dias e passaremos nos dias que se seguem. Essa condição climática propicia a rápida combustão da matéria orgânica e aliada a isso, os incêndios iniciados pelo homem, por descuido ou intencional, deixa todos em alerta.

Não obstante, muitos incêndios têm ocorrido, causando danos irreparáveis ao meio ambiente e prejuízos significativos às pessoas, e sociedade em geral. Mortes são um efeito colateral direto e indireto por efeito de incêndios e queimadas. Animais não conseguem fugir das chamas, pessoas se envolvem em acidentes por conta da fumaça ou se intoxicam por ela e a fuligem. Os problemas respiratórios se agravam, podem levar a morte. Assim, continuamos reforçando que as propriedades rurais devem ter aceiros, os lotes devem ser mantidos limpos, e cuidados na prevenção devem ser mantidos. No caso de início das chamas, deve ser acionado os Bombeiros Militares, e Polícia Militar Ambiental, e dado todo o apoio necessário para o combate ao incêndio e identificação dos possíveis autores.

Outro ponto em questão é a procura por locais de recreação com áreas alagadas e recursos hídricos como cachoeiras e rios, tal prática deve ser realizada de forma consciente e controlada. Deve-se dar preferência para locais onde há uma estrutura de apoio ao banhista, a exemplo de socorristas e equipamentos de primeiros socorros, pois nos últimos dias vários afogamentos foram registrados e infelizmente vidas se perderam. O ato de se refrescar em águas não conhecidas é um risco muito grande. Mesmo locais conhecidos podem ter suas características hídricas modificadas por diversos fatores, criando correntezas invisíveis, sendo um risco iminente.

Alguns cuidados devem ser destacados como:
• Crianças devem ser incentivadas a aprenderem a flutuar a partir de um ano e nadar a partir de quatro anos, e a elas deve-se sempre manter atenção, monitorando-as integralmente.
• Nunca nadar sozinho.
• Evite mergulhar em local onde você desconheça a profundidade.
• Prefira sempre nadar em águas rasas.
• Não superestime sua capacidade de nadar, tenha cuidado.
• Não entre em rios de corredeira para atividades de banho ou natação, é muito perigoso.
• Se entrar em represas, lagos, açudes, remanso de rio use coletes salva-vidas homologado e de tamanho adequado.
• Em embarcações recomenda-se o uso de colete salva-vidas, homologado e do tamanho certo.

Além disso, outros cuidados como a hidratação; proteção com filtro solar; uso de roupas leves; e uma alimentação leve, com alimentos frescos e ricos em água, como frutas, legumes e verduras; cuidados especiais com higiene pessoa, em virtude de doenças oportunistas a exemplo da micose; evitar o consumo de bebidas alcoólicas, esse tipo de bebida acelera o processo natural de desidratação do corpo, o que pode gerar mal-estar e outros problemas.

Se proteja e cuide da proteção dos outros, simples descuidos podem ter consequências graves!

Denúncias de meio ambiente e crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail [email protected]

Seja um cidadão participativo, não se cale, o crime não pode vencer!

Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos. Nossa profissão, sua vida.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias