PMMA intensifica operações e ajuda a proporcionar um final de ano mais seguro

A Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio da 6ª Companhia Policial Militar de Meio Ambiente de Lavras, está se empenhando desde o dia 30/12/2020 até hoje dia 03/01/2021 na realização de operação preventiva de crimes, acidentes e na preservação ambiental dos vários municípios atendidos na sua jurisdição, visando a manutenção da ordem pública e o bem-estar dos cidadãos, considerando o aumento de circulação de veículos e pessoas em razão do feriado prolongado e das festas de fim de ano.

Através de lançamentos diários das equipes da PM Ambiental, em viaturas e embarcações, os militares patrulharam os principais corredores de acesso, e os pontos turísticos das cidades na região, intensificando o patrulhamento em âmbito rural das principais cidades. Foram empregados diariamente cerca de 20 militares em 06 viaturas e 01 embarcação. O foco principal foi a orientação aos cidadãos e na prevenção de delitos, acidentes e infrações ambientais. A ação primordial foi a especial atenção com a proteção da ictiofauna, pois estamos no período da Piracema.

Para proporcionar mais segurança à população foram realizadas diversas abordagens a veículos, indivíduos, além de embarcações e pescadores. Os cidadãos que tiveram um contato com as equipes receberam informações ambientais de dicas de segurança e autoproteção.

O Policiamento Preventivo é uma das estratégias mais eficazes no que se tange à segurança pública, prevenção a acidentes, e proteção ambiental, pois deixa clara a presença dos órgãos estatais junto ao cidadão de bem transmitindo a sensação de segurança, buscando informações e orientando, além de ao mesmo tempo inibir a ação de delinquentes.

Outro ponto a se destacar são os cuidados com esse período de calor, com as consequentes chuvas repentinas, que são variáveis que devem ser consideradas pelos condutores de veículos nas estradas, e também pelos banhistas, em especial os frequentadores de cachoeiras e rios, devido ao fenômeno conhecido por “Tromba d’água” ou “Cabeça d’água”. Esse fenômeno acontece quando chuvas fortes caem nas cabeceiras dos rios, aumentado rapidamente o volume de água carreada no curso do rio, o que infelizmente tem causando trágicos acidentes, pois pegam os banhistas de surpresa. Geralmente as pessoas não se dão conta do risco, pois a chuva pode ter caído longe de onde estão não sendo percebida.

Seja colaborativo, quando for abordado por uma equipe policial, sendo cortês e informativo, pois sua participação na abordagem pode fornecer informações importantes às guarnições, bem como pode ser um bom momento para você buscar esclarecimentos sobre os assuntos de segurança e de meio ambiente.

Informações à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected]

Polícia Militar de Meio Ambiente: trabalhando para instruir, proteger e preservar!

Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos. Nossa profissão, sua vida.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias