PMMA faz aprensão de mais de 100 kg de peixe na Usina do Funil

 

 

Na madrugada de ontem, sábado (15/05/2021), a Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras, em ação planejada, realizou uma operação na área interditada pela Portaria 093/2004 do IEF, que proíbe a pesca, em qualquer modalidade, desde a ponte rodoferroviária de Ribeirão Vermelho/MG até o Barramento da Usina Hidrelétrica do Funil, e realizou a prisão em flagrante de um autor com mais 100 quilos de peixe da espécie “Dourado”, capturado ilegalmente.

As ações na região estão sendo intensificadas devido a recorrente prática de pesca ilegal. Paralelamente, está sendo realizada campanha informativa para esclarecer tópicos da pesca, sobre as proibições e permissões. A PM MAmb vai continuar realizando, diuturnamente, patrulhamento e operações para saturar o local, coibindo assim, a ação dos infratores da lei.

Na ação desta madrugada, equipes foram lançadas, de forma estratégica, e conseguiram flagrar alguns pescadores praticando o crime, sendo que o Autor Preso estava num bote inflável com o material de pesca e pescado proveniente do local proibido normativamente. Assim, foi dada voz de prisão em flagrante a um homem de 40 Anos, residente em Lavras/MG, sendo ele encaminhado à UPA e, em seguida, para a Delegacia.

Além do Autor, foram também encaminhados à Delegacia os materiais aprendidos: 01 vara de bambu acoplado a molinete sem marca definida, 01 vara de bambu acoplado a molinete marca “daiwn BG30 dourada”, 01 vara de bambu acoplado a molinete “cialala maicoim”, 01 colete camuflado, 01 rádio sem marca, 01 toca ninja.

Administrativamente, foi ainda lavrado o auto de infração ambiental no valor de 1670 UFEMGS, e emolumento de reposição de pesca no valor de 510,5 UFEMGS, assim totalizando em reais: R$ 8.599,89.

Os peixes apreendidos, num total de 102 quilogramas, da espécie dourado (Salminus brasiliensis), foram avaliados pela vigilância sanitária e considerados próprios para consumo, sendo então destinados para o Instituto de Recuperação Eterna Misericórdia, situada na estrada Ponte Alta, sem número, acesso pelo Bairro Novo Horizonte em Lavras (Contato: 035-3826-0068 /035-98868-8243), Local que acolhe cerca de 40 pessoas em tratamento, e que necessita de apoio e doações. Os 02 espécimes de peixe Sarapó (Gymnotiformes) foram descartados de forma ambientalmente correta e em local apropriado.

A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça a informação que é proibida a pesca no entorno da UHE do Funil, para qual é crime, conforme previsão na Lei 9.605/98 e Lei 11.343/06, e infração ambiental prevista no decreto estadual de número 47.383/18.

Informações à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected].

Polícia Militar de Meio Ambiente: trabalhando para instruir, proteger e preservar!

Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos. Nossa profissão, sua vida.
2021: ano comemorativo dos 40 anos da mulher na PMMG.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias