PMMA e Departamento de Veterinária da Ufla realizam soltura de animal silvestre silvestre

22/02/2021

Na tarde de hoje (22/02/2021) uma equipe da 6ª Cia PM MAmb, esteve no Hospital veterinário da UFLA, onde após ser tratado um filhote de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), necessitava de ser conduzido até um local seguro em poderia ser reintroduzido na natureza.

Segundo informações o animal foi vítima de atropelamento numa estrada próxima à Lavras, sendo socorrido por um motociclista que o encaminhou para atendimento pelos funcionários do Departamento de Veterinária da UFLA, onde foi tratado e reabilitado.

Diante da situação o animal foi contido e transportado numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente, acompanharam a ação Larissa Calais Paiva, Ana Carolina Venezian, Bianca Pitaluga, Júlio Espíndola, Laura Castro, Tiago Whately, todos estagiários do ambulatório de animais selvagens da UFLA, e também Gilson Argolo mestrando em ecologia pela UFLA, na coordenação da Professora Samantha Mesquita Favoretto.

Foi escolhido um local com condições propícias para o animal voltar ao habitat, considerando a espécie e suas necessidades básicas, sendo um cervídeo de porte médio, de hábitos diurnos e pouco sociais, um pastador-podador, alimentando-se de inúmeras espécies vegetais, principalmente gramíneas, incluindo cultivos agrícolas. O animal ao ser liberado demonstrou muita vivacidade e saiu de forma tranquila rumo à liberdade, se embrenhando na vegetação mais densa.

Nesta ação, a Polícia Militar de Minas Gerais, como órgão do sistema de proteção social e ambiental veio apoiar outra instituição. Seja assim também, um cidadão participativo, apoie ações que visem à preservação ambiental, e que deem melhores condições da natureza se regenerar.

Havendo informações de delitos ou infrações, faça você sua parte, denuncie. Não se cale, pois, o crime não pode vencer. Se você sabe de alguma irregularidade ambiental ou de cunho de segurança pública, denuncie. A denúncia é um instrumento eficaz do cidadão de bem.

*Informações à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected]*

*Polícia Militar de Meio Ambiente*: trabalhando para *instruir, proteger e preservar*!

*Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos. Nossa profissão, sua vida*.
*2021*: ano comemorativo dos *40 anos da mulher na PMMG*.