PM de Meio Ambiente divulga nota sobre a situação do “Lixão” de Lavras

Publicado em 07/01/2016
Moradores pedem providências e retirada do lixão do local (Foto: Reprodução EPTV)

Após diversas denúncias e a repercussão na imprensa do lixo que está acumulado em 5 km da estrada rural do Ityrapuan, a Polícia Militar de Meio Ambiente compareceu no local, e lavrou 6 autos de infração à Prefeitura Municipal e à empresa responsável pela coleta de lixo em Lavras.

No início da tarde de hoje (07),  a PM de Meio Ambiente divulgou então uma nota à imprensa sobre o ocorrido. Confira a nota na íntegra:

“No dia 04/01/2016, militares do policiamento ambiental de Lavras/MG deslocaram até a entrada do bairro rural Itirapuan para atendimento de denúncias de possível infração ambiental. No local, constatou-se que havia resíduos sólidos sobre a pista de rolamento e, segundo relato de moradores, os resíduos estariam prejudicando o bem estar e a passagem, atraindo cães, urubus, bem como insetos e ratos. Verificou-se, ainda, que nas proximidades existe uma área destinada ao descarte de resíduos sólidos urbanos.

O serviço de coleta do lixo é terceirizado, ficando a empresa contratada responsável por transportar os resíduos para um aterro sanitário legalizado no município de Alfenas/MG. Diante do que foi constatado, foram lavrados seis autos de infração. A atividade de despejo de resíduos sólidos urbanos no “lixão” foi embargada, contudo, as atividades de recolhimento e transporte dos resíduos sólidos urbanos permanecem em situação de normalidade no município de Lavras/MG.

O Boletim de Ocorrência e os Autos de infração foram encaminhados para a Polícia Civil, o Ministério Público e os órgão ambientais competentes, sendo que as providências decorrentes ficarão a cargo desses órgãos.”

Veja também