PM alcança maior redução de crimes violentos dos últimos anos

23/01/2020
Red light flasher atop of a police car. City lights on the background.

 

 

A redução da criminalidade no Estado de Minas Gerais alcançou números expressivos em 2019, com os seguintes destaques: redução de 27% dos crimes violentos e de 13% dos homicídios.

Na 6ª RPM, a redução da criminalidade alcançada no ano passado, tem os seguintes exemplos: redução do número de vítimas de homicídios consumados na ordem -22,03%, o menor índice de homicídios dos últimos cinco anos, ou seja foram preservadas 13 vidas humanas em relação a 2018, e 32 em relação a 2015.

No ano passado não houve registro de homicídios em 27 (vinte e sete) municípios dos 44 (quarenta e quatro) que integram a 6ª RPM, o que representa que em 60% dos municípios não houve homicídios.

Quanto aos crimes violentos, houve redução na ordem de -16,81% em relação a 2018, sendo o menor índice dos últimos cinco anos (2015). O índice de furto também foi reduzido em 2019 em -15,82 em relação a 2018 e – 26,93 em relação a 2016.

Outros números também merecem destaque: 442 prisões de autores de crimes violentos; 403 Armas de Fogo Apreendidas; 3.712 Veículos apreendidos; 437 Veículos recuperados em 2019; realização de 1.732 Operações de Repressão Qualificada à violência; 145 Operações Lei Seca e 56.775 Operações de Policiamento Ostensivo Geral.

Destacam-se as seguintes ações de natureza preventiva: Combate a Receptação, Blitz, Lei Seca, Batida Policial, Operação Safra Segura; Fortalecimento das Redes de Vizinhos e Comerciantes Protegidos; PROERD; empenho dos policiais administrativos nas atividades operacionais; antecipação do crime com base em análise criminal (cientificidade); setorização do policiamento com fixação dos policiais militares em seu setor de responsabilidade; monitoramento de presos em saídas temporárias ou regimes diversos de prisão; lançamento de patrulha especializada do Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco – GEPAR – (24º BPM/Varginha); lançamentos da Patrulha Escolar e Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica.

Ações de natureza Repressivas: Operação Repressão Qualificada, Operação de combate aos crimes de receptação, Operação de Enfrentamento aos Furtos e Roubos de Veículos Automotores; lançamento das Guarnições PM Tático Móvel (Repressão Qualificada) e Patrulha de Operações; Ações de Inteligência de Segurança Pública; Atendimento de denúncias diversas através do telefone 190 e 181 – Disque Denúncia Unificado (DDU); Operação de Enfrentamento aos Crimes de Homicídios.

Os Resultados alcançados provém da articulação operacional da Corporação com implementação das Diretrizes de Gestão Operacional e o trabalho integrado com os demais órgãos de segurança do Estado.

O Comando da 6ª RPM enaltece a dedicação dos integrantes da Região e dos demais atores do Sistema de Defesa Social e da população para a obtenção da redução da criminalidade, melhoria da qualidade de vida e aumento da sensação de segurança.

Polícia Militar de Minas Gerais: nossa profissão, sua vida.

ACO/6ªRPM