Plantão: Exame da Funed dá negativo para febre maculosa em Lavras

Publicado em 24/06/2015

3

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, divulgou nesta quarta-feira (24/06) o resultado do exame de sangue de Richardson Santos Pereira, falecido dia 14 de junho, em Lavras. O protocolo de doenças febris deu negativo para febre maculosa; febre amarela; hantavirose; leptospirose; leishmaniose e hepatites virais. O resultado para dengue ainda está sendo investigado.

A Secretaria de Estado da Saúde segue investigando a causa da morte. O protocolo de doenças febris é um procedimento-padrão do laboratório, desde o momento em que ocorre uma notificação de febre maculosa.

Richardson Santos Pereira e mais três amigos estiveram pescando no Rio Capivari em 31 de maio passado. Richardson morreu no dia 14 de junho, com suspeita de febre maculosa.

A primeira amostra de sangue de Otávio José Junqueira, que estava com Richardson na pescaria, também deu resultado negativo para febre maculosa. A Vigilância Epidemiológica, setor da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma nova coleta de sangue em Otávio na próxima 2a feira (29/06). Ele havia apresentado sintomas de dor de cabeça e vômito logo após a pescaria, mas está em casa e passa bem.

A Prefeitura de Lavras segue mapeando a região do entorno do Rio Capivari, realizando ações educativas junto à comunidade ribeirinha no local. A partir de um levantamento dos animais da região (cachorros, cavalos, vacas), realizado nesta 2a feira (22/06), foram encontrados vestígios de capivaras (fezes na água).

No dia 07/07 dez agentes de endemias do município também irão ao local para iniciar um trabalho de coleta do vetor da doença (o carrapato-estrela) e coleta de sangue dos animais da região, para posterior envio de amostras à Funed. O trabalho terá o apoio de docentes e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Paulo Bastos Boa Nova
 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Lavras
Minas Gerais

Veja também