Pianista Hélcio Baroni trará pérolas do cancioneiro brasileiro para o público lavrense

17/04/2019

 

 

Em 1978, a imortal Elis Regina chegou a cantar que “O Brazil não conhece o Brasil/ O Brasil nunca foi ao Brazil”.  Na contramão dos versos compostos por Maurício Tapajós e Aldir Blanc, o professor, pianista acompanhador, arranjador e compositor Hélcio Baroni (foto) promete trazer de volta toda a beleza do cancioneiro brasileiro para o público lavrense.

Ele e a cantora Vivian Peloso apresentarão o recital “Piano e Voz com grandes nomes da MPB” no próximo dia 28 de abril (domingo), a partir das 18h, no auditório do Centro Musical Edgar Willems (veja mais informações abaixo). Quem já viu Hélcio Baroni ao piano pode perceber a alegria e o prazer de vê-lo tocar seu instrumento, coisa rara no meio.

O repertório traz canções de medalhões como Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Gilberto Gil, Toninho Horta, mas também de mestres da música instrumental brasileira desconhecidos do grande público, como Edberto Gismonti, Hermeto Pascoal, André Mehmari e do violonista e compositor carioca Guinga – um verdadeiro gênio a ser redescoberto pelas novas gerações. Essa será uma boa oportunidade para o público travar contato com uma música de alto nível.

Baroni promete uma deliciosa salada musical com ritmos diversos. Um cardápio composto por baião, afoxé, maracatu, frevo e ijêxá. Ele conversou com a reportagem do Lavras 24 Horas sobre as expectativas para esse recital ao lado de Vivian Peloso. Para ele, é uma alegria voltar a se apresentar em Lavras, cidade a qual fala com muito carinho.

“Esse é o tipo de repertório que tenho mais afinidade. Eu demorei a encontrar uma cantora que gostasse desse tipo de música. A Vivian Peloso (foto) abraçou esse projeto de corpo e alma. Minha ideia foi defender o patrimônio musical brasileiro. Sou vidrado no som de forma percussiva e rítmica. É algo que me fascina no dia-a-dia”, disse o professor do Centro Musical Edgar Willems.

O valor do ingresso avulso para o recital é R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia). O concerto acontecerá na sede do centro musical, localizado na rua  Pedro Moura, 346, centro. Maiores informações pelos telefones (35) 9 9988-0211 / 3821-0211.

Formação

Hélcio Baroni iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Música de Varginha na classe da professora Eldah Drummond em 1998. Em 2003 ingressou no curso de música da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, na classe do professor Fernando Corvisier. No ano de 2016 participou do curso de música brasileira e jazz da Berklee of Music em São Paulo. Atua como professor, pianista acompanhador, arranjador e compositor.

Natural de Campos Gerais, Viviane Peloso iniciou sua carreira aos 15 anos cantando em bandas de baile da região. Estudou canto na Unincor, onde conclui sua graduação em 2005 e pós-graduação em Práticas Interpretativas Musicais na mesma instituição em 2008, no qual leciona as disciplinas Canto e Canto Coral desde 2013. Possui experiência na área do ensino musical com ênfase em canto lírico e popular. Como performer, participou de grupos de música como “Minas de Minas” e ainda participa do grupo “Sofisticanto”, que atua no cenário da Música Erudita, grupos de casamento e eventos em geral.

Você também pode gostar