Pesquisadores avaliam viabilidade de autoteste para a Covid-19 em Campo Belo

 

 

Pesquisadores e médicos da Universidade Federal de Ouro Preto fazem nesta semana em Campo Belo (MG) uma pesquisa para analisar a possibilidade de autotestagem da Covid-19, que é quando o próprio paciente aplica o teste em si mesmo.

Os testes para detecção da Covid-19 são uma maneira de identificar e monitorar os doentes, além de rastrear a transmissão. Mas no Brasil, a testagem tem sido pequena e demorada. Alguns testes levam até 15 dias para sair o resultado.

O autoteste será feito em pessoas que têm sintomas da Covid-19. O objetivo é que ele seja realizado em pelo menos 500 pacientes para que seja validado, conforme regras da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Nós escolhemos Campo Belo porque a cidade tem uma taxa de positividade que vem sendo mantido alta há bastante tempo. Em Campo Belo, quase sempre mais de 30% pacientes que têm sintomas de Covid, realmente tem a Covid. Como para validar o teste nós precisamos de uma porcentagem significativa de pacientes positivos, foi escolhida a cidade de Campo Belo”, explicou o médico e pesquisador, Breno Bernardes.

O objetivo é que o teste nasal seja autocoletado pelo pacientes com o uso de bastonetes superficiais, diferentes dos que são usados atualmente por profissionais de saúde.

“Nós estamos avaliando se o paciente é capaz de realizar a autocoleta, se essa coleta mais superficial é tão efetiva quanto a coleta mais profunda e nós estamos em Campo Belo realizando em 500 pacientes os dois testes simultanemente. Inicialmente o paciente faz a autocoleta, ele mesmo interpreta o resultado se é positivo ou negativo e depois nós fazemos o teste profissional e comparamos os dois”, disse o médico.

Caso o teste tenha resultado, objetivo é que ele possa ser comprado em estabelecimentos como farmácias e supermercados.

“A grande vantagem do autoteste é que você pode adquirir esse teste em uma farmácia ou supermercado, como já está sendo feito na Alemanha, então você pode comprar o teste e a qualquer momento você pode fazer em você mesmo e ver se está infectado. Você quer ir visitar um paciente idoso, com hipertensão, diabetes, você pode adquirir esse teste e você mesmo vai saber em 15 minutos se está infectado ou não”, completou.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias